Estudo sobre a mudança em processos bancários, com foco em tecnologias de uma instituição financeira
View/ Open
Date
2011Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O sistema bancário passou por diversas mudanças nas últimas décadas, sendo a implantação da tecnologia um diferencial que trouxe forte poder estratégico às empresas. Esta pesquisa surge com o objetivo de compreender mudanças, detectadas na prática operacional bancária, com o uso dos novos sistemas, com o auxílio da visão de funcionários de algumas agências do Rio Grande do Sul e Paraná, buscando analisá-las em função do atual contexto. Através de um estudo de caso, com o uso de um pesquisador p ...
O sistema bancário passou por diversas mudanças nas últimas décadas, sendo a implantação da tecnologia um diferencial que trouxe forte poder estratégico às empresas. Esta pesquisa surge com o objetivo de compreender mudanças, detectadas na prática operacional bancária, com o uso dos novos sistemas, com o auxílio da visão de funcionários de algumas agências do Rio Grande do Sul e Paraná, buscando analisá-las em função do atual contexto. Através de um estudo de caso, com o uso de um pesquisador participante, foram analisados processos da instituição através de conceitos da metodologia Business Process Management, buscando-se a partir desta análise o redesenho de novos processos com a participação dos profissionais de linha de frente da instituição, possibilitando melhor compreensão da lógica operacional. A pesquisa mostrou que existe um distanciamento entre as concepções dos gestores da instituição financeira, captadas em publicações do banco, e seus profissionais, que responderam a questionários. Mas, esta distância pode diminuir já que todos buscam o mesmo objetivo, a satisfação do cliente, e este condiz com as estratégias de negócio da organização. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Gestão de Negócios Financeiros.
Collections
-
Applied and Social Sciences (3537)
This item is licensed under a Creative Commons License