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dc.contributor.advisorCosta, Silvia Generali dapt_BR
dc.contributor.authorSuguinoshita, Eliane Cristina de Lima Coutopt_BR
dc.date.accessioned2013-08-28T01:48:23Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77377pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, a qualidade de vida no trabalho envolvendo tanto os aspectos físicos e ambientais como os aspectos psicológicos do local de trabalho, tem recebido a atenção das empresas, visto que torna o ambiente mais saudável e a empresa mais competitiva e produtiva. Esta é a principal função da QVT e está baseada em dois aspectos importantes: o bem-estar do trabalhador e a eficácia organizacional. Um programa adequado de QVT busca uma organização mais humanizada e proporciona condições de desenvolvimento do indivíduo pessoal e profissionalmente, facilita a ambiência do trabalho e favorece ao profissional ser mais feliz e realizado. Fundamentado nestes conceitos e buscando a implementação de ações que convirjam para o bem-estar proposto, este estudo tem por objetivo avaliar a satisfação dos funcionários do Banco Y - agência Registro, em relação ao programa de Qualidade de Vida no Trabalho – Quick Massage, disponibilizado na referida agência. O programa está disponível a todos os funcionários da agência, que recebem uma vez por semana a aplicação de massagem em cadeira adaptada realizada por uma fisioterapeuta contratada pelo banco. Como objetivos específicos a pesquisa busca compreender a percepção dos funcionários em relação ao programa QVT adotado na agência, com ênfase no Quick Massage; identificar pontos favoráveis e desfavoráveis do programa de QVT pesquisado, de acordo com a opinião dos participantes e propor oportunidades de melhorias, de acordo com os resultados obtidos, sugerindo novos enfoques que otimizem a satisfação dos funcionários analisados. Para a coleta de dados foi utilizado aplicou-se um questionário com seis questões abertas e três fechadas. Após, os dados foram estatisticamente tratados, e em seguida feitas as análises quantitativa e qualitativa dos mesmos visando a elaboração da interpretação, a fim de se alcançar a resposta para o problema da pesquisa. Esses dados possibilitaram constatar que o programa é bem avaliado pelos funcionários, tendo um alcance expressivo, já que mais de 60% dos funcionários que responderam a pesquisa participam da massagem. Em relação à busca da qualidade de vida no trabalho, pôde-se elencar algumas sugestões propostas pelos próprios funcionários, esperando-se que a empresa possa otimiz ar o programa de QVT da agência Y e da mesma forma que a pesquisa possa contribuir para a melhoria de vida pessoal de cada funcionário.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectMassagempt_BR
dc.titleAnálise do programa de QVT aplicado em uma agência bancária : Quick Massagept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000879663pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationGestão de Negócios Financeirospt_BR


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