Gestão estratégica no setor cooperativista agrícola do Paraná : um estudo de caso
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Date
2011Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
O cooperativismo possui grande relevância econômica e social para o agronegócio paranaense, por isso seu estudo torna-se fundamental para entendimento da atual situação econômica do agronegócio no estado. As cooperativas interferem em duas esferas no desenvolvimento de seus cooperados: a econômica através de melhoria e distribuição de renda e social com inclusão social e de novos conhecimentos. Buscou-se através do estudo das forças competitivas que influenciam a gestão estratégica da cooperati ...
O cooperativismo possui grande relevância econômica e social para o agronegócio paranaense, por isso seu estudo torna-se fundamental para entendimento da atual situação econômica do agronegócio no estado. As cooperativas interferem em duas esferas no desenvolvimento de seus cooperados: a econômica através de melhoria e distribuição de renda e social com inclusão social e de novos conhecimentos. Buscou-se através do estudo das forças competitivas que influenciam a gestão estratégica da cooperativa agropecuária Coamo Agroindustrial Cooperativa contextualizar o sistema cooperativo e as forças competitivas que interferem na mesma. O objetivo do trabalho foi justamente o de identificar e analisar as estratégias competitivas adotadas por uma cooperativa agrícola diante das forças competitivas e o ambiente no qual a cooperativa está inserida. Para o objetivo ser alcançado estudou-se o material já publicado sobre o sistema cooperativo e de gestão estratégica, com atenção especial as cinco forças competitivas apresentadas por Porter (1986). A pesquisa é de natureza qualitativa, através de estudo de caso da Coamo Agroindustrial Cooperativa, contando com entrevista semi-estruturada direcionada a uma amostra de gestores da cooperativa e análise da situação levantada. Através do estudo observou-se a importância do sistema cooperativista paranaense e as estratégias competitivas adotadas pela cooperativa estudada, seu diferencial de mercado e estratégias para manutenção da condição financeira sólida, pautada em conceitos de atuação junto ao mercado e política de compras, criação de empresas correlatas à atividade principal da empresa, aumento da área de atuação e número de cooperados, respaldada em uma análise criteriosa na concessão de crédito. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Gestão de Negócios Financeiros.
Collections
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Applied and Social Sciences (3537)
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