Práticas avaliativas e progressão continuada na rede municipal de Eldorado do Sul/RS : a ênfase está nas aprendizagens dos alunos?
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Maria Bernadette Castro | pt_BR |
dc.contributor.author | Massena, Juliana Hass | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-08-23T01:47:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/77312 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho dá foco à progressão continuada da Rede Municipal de Eldorado do Sul/RS, em especial aos seus efeitos sobre as aprendizagens dos alunos. Trata-se de estudo investigativo que teve como objetivo central problematizar práticas de avaliação adotadas por professores da Rede, analisando suas concepções sobre as finalidades dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental [EF] e o significado do processo de aprendizagem de seus alunos. As seguintes questões orientaram a investigação: Existem práticas sistematizadas de avaliação nos Anos Iniciais do EF nas escolas municipais de Eldorado do Sul? Como se caracterizam? Quais as relações entre progressão continuada e aproveitamento dos alunos? Como ocorrem as orientações aos professores quanto à progressão continuada? As posições sobre práticas avaliativas, progressão continuada e avaliação emancipatória baseiam-se nos autores Celso Vasconcellos, Philippe Perrenoud e Jussara Hoffmann. Os procedimentos investigativos consistiram em análise de registros de observações realizadas ao longo de quatro anos, entrevistas semiestruturadas com professoras e análise de documentos normativos. As analises indicam que a Rede adota oficialmente um modelo de progressão continuada no ciclo de alfabetização em que as tramas do seu cotidiano estão envoltas na organização anual, com defesa da homogeneização das turmas e no processo de avaliação centrado em notas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Avaliação da educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino público municipal | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Práticas avaliativas e progressão continuada na rede municipal de Eldorado do Sul/RS : a ênfase está nas aprendizagens dos alunos? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000895682 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1396)