Mostrar el registro sencillo del ítem
Aprendizagens docentes e o Programa Mais Educação : possíveis reflexões
dc.contributor.advisor | Traversini, Clarice Salete | pt_BR |
dc.contributor.author | Araújo, Vanessa da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-08-23T01:47:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/77304 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho analiso as aprendizagens docentes de alunos do Curso de Especialização em Educação Integral Integrada na Escola Contemporânea- UFRGS ao desenvolverem oficinas de formação pedagógica sobre o Programa Mais Educação na rede pública de ensino da região metropolitana de Porto Alegre-RS. Utilizo como principais autores Jaqueline Moll, Ana M. Cavaliere, Ligia M. Coelho, Maria Luisa M. Xavier e os Documentos de referência sobre o Programa Mais Educação. A metodologia consiste na análise documental de 23 relatórios de alunos do citado Curso de Especialização. Através das análises percebi que as oficinas de formação pedagógica propiciaram aprendizagens docentes tais como: 1. A necessidade da formação continuada para qualificar as práticas docentes; 2. Repensar a organização da escola: modificação e integração do currículo e do ambiente nos diferentes turnos escolares; 3. Exercício de um novo olhar sobre as práticas da instituição escolar; 4. Os encontros de formação pedagógica proporcionam aprendizagens que fazem a diferença na ação docente; 5. Maior apropriação do conceito de Educação Integral. Entretanto, algumas aprendizagens ainda precisam ser feitas como a diferenciação entre o Programa Mais Educação, a Educação Integral e a escola de tempo integral. Por fim, há necessidade de uma disciplina sobre Educação Integral na Contemporaneidade, qualificando a formação no Curso de Pedagogia, assim como das demais licenciaturas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Programa Mais Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.title | Aprendizagens docentes e o Programa Mais Educação : possíveis reflexões | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000896132 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37851)Tesinas Pedagogía (1414)