A literatura infantil sob a ótica dos estudos culturais

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Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho tem como foco o repertório de literatura infantil ofertado durante o estágio docente para uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre/RS. Na seleção do material, encontram-se livros nacionais e internacionais, nos quais são problematizadas histórias infantis produzidas entre os séculos XVIII e séc. XXI, a partir dos Estudos Culturais. O objetivo do trabalho consistiu em desnaturalizar aspectos que parecem ser evidentes n ...
Este trabalho tem como foco o repertório de literatura infantil ofertado durante o estágio docente para uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre/RS. Na seleção do material, encontram-se livros nacionais e internacionais, nos quais são problematizadas histórias infantis produzidas entre os séculos XVIII e séc. XXI, a partir dos Estudos Culturais. O objetivo do trabalho consistiu em desnaturalizar aspectos que parecem ser evidentes nas narrativas analisadas, ao problematizar as ações dos personagens a partir das narrativas de autores e ilustradores. Para tanto, contou com o embasamento teórico de Silveira (1998) sobre o discurso e a dicotomia maniqueísta, de Hall (1997), sobre a virada cultural e a virada linguística, de Veiga-Neto (2002), Fischer (2001) e Pimentel Filho (2007) e Vasconcelos (2007) sobre os conceitos de discurso e de metanarrativas, ancorados em Foucault. A metodologia utilizada segue a sequência da desconstrução, unitarização, e categorização, descritas por Moraes (2003), a qual propiciou a seleção das seguintes unidades de análise: tempo, malandragem, “nem tudo que parece é” e humanização. O trabalho reconhece diversas leituras que podem ser realizadas a partir dessas unidades de análise e que as mesmas podem auxiliar na construção de significados para os alunos em processo de alfabetização, para além do que está explícito na decodificação da leitura. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1442)
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