“Caprichem nas folhinhas” : a infantilização das práticas pedagógicas e a docência da EJA
dc.contributor.advisor | Della Libera, Aline Lemos da Cunha | pt_BR |
dc.contributor.author | Réus, Márjori Béz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-08-23T01:47:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/77300 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho problematiza a infantilização das práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e objetiva tratar dos argumentos que justificam sua manutenção na escola. Propomos uma reflexão sobre a docência na EJA e as implicações da infantilização no processo de escolarização dos estudantes. As leituras que contribuíram para o aprimoramento dessa discussão estão nas abordagens de: Freire (2002), Ribeiro (2001), Oliveira (2001), Di Pierro (2001) e Joia (2001). De cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, a pesquisa foi realizada a partir da observação participante em uma turma de EJA, dos diálogos com a professora regente, além de uma leitura atenta do Diário de Campo do estágio curricular do 7º semestre, em uma escola da rede municipal de Porto Alegre, a qual retornei para a realização desta pesquisa. As análises desenvolveram-se sob três eixos: a inadequação dos materiais, a falta de aprofundamento das temáticas abordadas em aula e a formação dos professores como oportunidade de reflexão sobre a prática pedagógica. Pensamos que o processo de escolarização está regulamentado de tal maneira que impossibilita compreender o que significa o currículo próprio da EJA, e por isso, alguns docentes, reproduzem as mesmas atividades propostas às crianças aos estudantes jovens e adultos. Concluímos que pode haver certo temor docente pela abordagem pedagógica com materiais diferenciados que aparentem alguma fuga ao que já está regulamentado como sendo escolar. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | “Caprichem nas folhinhas” : a infantilização das práticas pedagógicas e a docência da EJA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000895686 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License