Show simple item record

dc.contributor.advisorFiss, Dóris Maria Luzzardipt_BR
dc.contributor.authorSpies, Joseanept_BR
dc.date.accessioned2013-08-23T01:46:55Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77294pt_BR
dc.description.abstractO Estágio de Docência, realizado no segundo semestre de 2012, provocou uma inquietação relacionada à fabricação das identidades docentes – o que fez pensar sobre o modo como o professor é significado hoje: como as representações constituídas produzem efeitos na produção de sentidos sobre ser professor? Como elas podem nos influenciar? Sendo estas as questões de pesquisa, pretendeu-se compreender os efeitos de sentidos manifestados em um gênero textual específico – a charge, verificando como o professor é constituído aos olhos dessa ferramenta midiática, que tipo de professor as charges retratam e como isto nos afeta. Esse estudo é uma pesquisa qualitativa. A metodologia de trabalho com o corpus (as charges) é a Análise de Discurso francesa segundo Michel Pêcheux. Foram analisadas dez charges que circulam na internet, procurando perceber sentidos associados aos professores com base em Stuart Hall, António Nóvoa, Maurice Tardif, Gilson Pereira, Cláudia Pereira Vianna, Marisa Vorraber Costa, Menga Lüdke e Eni P. Orlandi. O efeito de sentido de crise do/no magistério apareceu nas charges articulado a efeitos de sentidos de precarização salarial, feminização do magistério, relação diferente com os alunos e com certas instituições. As análises revelaram uma produção de sentidos em torno do docente que evidencia tanto um funcionamento discursivo parafrástico (sentidos são retomados) quanto polissêmico (sentidos são atualizados), produzindo marcas em nossa compreensão de docência.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.titleIdentidades docentes em charges : efeitos de sentidos de crise do/no magistériopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000895683pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record