Dezenove poemas desengonçados... dezenove alunos que acharam graça : um estudo sobre recepção em leitura
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este Trabalho analisa que razões levaram à escolha absoluta, e consequente aquisição, da obra Dezenove Poemas Desengonçados de Ricardo Azevedo, por crianças de um quarto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre/RS. Tais alunos, na época, participavam da pesquisa interinstitucional (UFRGS/ULBRA/UFPEL), coordenada pela professora Dra. Rosa Maria H. Silveira (UFRGS), intitulada “Literatura Infantil - um estudo sobre leituras de obras selecionadas com leitores dos anos inicia ...
Este Trabalho analisa que razões levaram à escolha absoluta, e consequente aquisição, da obra Dezenove Poemas Desengonçados de Ricardo Azevedo, por crianças de um quarto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre/RS. Tais alunos, na época, participavam da pesquisa interinstitucional (UFRGS/ULBRA/UFPEL), coordenada pela professora Dra. Rosa Maria H. Silveira (UFRGS), intitulada “Literatura Infantil - um estudo sobre leituras de obras selecionadas com leitores dos anos iniciais”. Tal projeto visava investigar a recepção dos alunos frente a um conjunto de obras do acervo do Plano Nacional da Biblioteca Escolar (PBNE/2011). Para responder à questão orientadora do estudo, esta pesquisa, de cunho etnográfico, vale-se dos referenciais de Regina Zilbermann (1995/2005), Rosa Maria H. Silveira (2013), Marisa Lajolo (1995), entre outros do campo da Literatura Infantil. A interpretação dos dados produzidos pela citada pesquisa ocorre por meio da análise de: gravação de vídeo, atividades escritas e questionário com questões sobre as sessões de leitura realizadas com cada um dos livros de diferentes gêneros. Alguns apontamentos possíveis: 1) a exploração prévia em sala de aula, anterior ao projeto, do gênero poesia, 2) a visão das crianças sobre a poesia como uma obra aberta e 3) a influência do humor presente nesta coletânea, indicam a preferência dos alunos pelo gênero poema. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License