Alfabetização e letramento : análise do processo de construção de histórias em quadrinhos com crianças de 2º ano do ensino fundamental em ambiente informatizado
dc.contributor.advisor | Foohs, Marcelo Magalhães | pt_BR |
dc.contributor.author | Luna, Fabiana de Miranda Rocha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-08-22T01:45:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/77258 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta uma experiência desenvolvida com o uso de histórias em quadrinhos impressas e o uso do software HagáQuê, para a criação de histórias por alunos de uma turma de 2º ano de uma escola estadual da zona sul de Porto Alegre/RS. O objetivo é analisar a prática pedagógica envolvendo a produção de histórias em quadrinhos em ambiente informatizado a fim de refletir sobre a potencialidade do uso dos recursos de laboratórios de informática para qualificar e significar a alfabetização e letramento. As principais referências à luz das quais realizamos a análise, tratam dos conceitos de alfabetização e letramento, aprendizagem significativa, desenvolvimento da criança e tecnologia, pelos autores Soares, Ausubel, Vigotsky e Moran, respectivamente. Os recursos metodológicos para o levantamento de dados foram: a) observação em sala de relatos de histórias lidas em material impresso; b) observação de leituras na tela do computador; c) coleta de histórias em quadrinhos produzidas no software HagáQuê. Pela análise realizada, constatou-se que as crianças estão em diferentes níveis de desenvolvimento e que a construção de histórias em quadrinhos em ambiente informatizado pode propiciar uma ocasião de expressão das ideias próprias de cada aluno, o que dá significado às produções e proporcionam um sentimento de satisfação com o material de sua autoria. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e letramento : análise do processo de construção de histórias em quadrinhos com crianças de 2º ano do ensino fundamental em ambiente informatizado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000895839 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1395)