Mais ou menos : reflexões sobre o ensino de números inteiros
Fecha
2013Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Este trabalho busca analisar algumas características das práticas pedagógicas iniciais que potencializam a aprendizagem do conjunto dos números inteiros no Ensino Fundamental. Baseado nos estudos de Megid (2001), Cebola (2008) e Borba (2004), discuto algumas características que podem ter essas práticas, bem como o significado de número, anterior ao estudo do campo numérico dos inteiros, e o que precisa ser acrescentado a esse significado, visando uma contribuição à compreensão dos números intei ...
Este trabalho busca analisar algumas características das práticas pedagógicas iniciais que potencializam a aprendizagem do conjunto dos números inteiros no Ensino Fundamental. Baseado nos estudos de Megid (2001), Cebola (2008) e Borba (2004), discuto algumas características que podem ter essas práticas, bem como o significado de número, anterior ao estudo do campo numérico dos inteiros, e o que precisa ser acrescentado a esse significado, visando uma contribuição à compreensão dos números inteiros. A partir de certas constatações, apresento algumas atividades desenvolvidas na 6ª série e reflito sobre o papel do zero na construção do significado de número negativo. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (38147)Tesinas Matemática (406)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
