A representação do herói no filme "3 idiotas"
dc.contributor.advisor | Rossini, Miriam de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Nilsson, Bibiana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-08-20T01:47:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/77192 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe analisar a representação do herói no filme “3 Idiotas” (3 Idiots, 2009), dirigido por Rajkumar Hirani, buscando investigar em que medida essa representação reforça ou rechaça valores típicos à cultura indiana. Buscamos contextualizar a Índia contemporânea e seus embates entre uma tradição milenar e uma modernidade recente, com base em uma pesquisa que contemplou a história da Índia Pré-Independência, a partir de textos de Florência Costa e Voltaire Schilling e uma apresentação da cultura indiana através de suas dimensões culturais, de acordo com a teoria proposta por Geert Hofstede. Também apresentamos um panorama da história e principais características do cinema indiano, com base em Franthiesco Balerini, Derek Bose, Ramachandra Guha, Edgar Morin, entre outros. Em seguida, apresentamos as definições de herói e anti-herói, e investigamos a representação tradicional do herói indiano, influenciado diretamente por textos épicos clássicos com Mahabharata e Ramayana, a partir de adaptações desses textos e com base nas obras de Joseph Campbell, Cristoph Vogel, Victor H. Brombert e Tejaswini Ganti. Posteriormente, através da análise da narrativa fílmica, analisamos a figura central da obra, problematizando sua representação com relação às questões culturais que são traduzidas pela narrativa cinematográfica em questão. Com base nessa análise, observa-se a ocorrência de características heroicas e anti-heroicas (sob contexto cultural indiano), que enriquecem a representação do protagonista, ao mesmo tempo em que suscitam entre os espectadores o debate a respeito de questões delicadas à sociedade indiana. Discute-se, ainda, de que forma essa combinação herói/anti-herói pode ter contribuído para os processos de identificação do público com o personagem e o próprio filme, refletindo os embates entre tradição e modernidade que marcam a transitoriedade pela qual vem passando a cultura indiana. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Cinema indiano | pt_BR |
dc.subject | Cultura indiana | pt_BR |
dc.title | A representação do herói no filme "3 idiotas" | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000895846 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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