Da câmara escura à rua
Visualizar/abrir
Data
2005Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
Esta pesquisa procura dar visibilidade à sombra; corporificá-la, num certo sentido. Analisa a relação de complementaridade, ou antes, de unicidade entre luz e sombra, contemplando sua semelhança com outros fenômenos, como nascimento e morte, forma e vazio, visível e invisível. Para tanto, tem a fotografia como fio condutor de uma trajetória que se expande do laboratório para outros espaços, onde o fotografar se torna o trabalhar fotograficamente. Enquanto dissertação, está organizada em quatro ...
Esta pesquisa procura dar visibilidade à sombra; corporificá-la, num certo sentido. Analisa a relação de complementaridade, ou antes, de unicidade entre luz e sombra, contemplando sua semelhança com outros fenômenos, como nascimento e morte, forma e vazio, visível e invisível. Para tanto, tem a fotografia como fio condutor de uma trajetória que se expande do laboratório para outros espaços, onde o fotografar se torna o trabalhar fotograficamente. Enquanto dissertação, está organizada em quatro capítulos, pelos quais se distribui uma seleção de obras realizadas entre 1997 e 2005. Da câmara escura à rua: fotografias (sobreposições, fotogramas e uma maneira específica de encarar a imagem), dão lugar a intervenções ao ar livre (baseadas na pintura e na escavação de sombras) e a instalações (que encontram abrigo dentro de uma escuridão fabricada). ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2877)Artes Visuais (473)
Este item está licenciado na Creative Commons License