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dc.contributor.advisorCavedon, Neusa Rolitapt_BR
dc.contributor.authorFigueiredo, Marina Dantas dept_BR
dc.date.accessioned2013-07-25T01:44:56Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/76206pt_BR
dc.description.abstractDesde a virada para a prática nos Estudos Organizacionais, as diferentes vertentes das teorias da prática têm dado importante contribuição no sentido de desconstruir o predomínio da visão funcionalista sobre o fenômeno organizacional. Apesar disso, o tema de como a reprodução das práticas contribui para a produção da ordem social tem sido negligenciado pelos estudos baseados na prática nesse campo. Tal postura tem impedido a consecução de pesquisas que busquem compreender como as práticas são socialmente sustentadas, que interesses as orientam, quem se beneficia de sua permanência ou de sua interrupção, e assim por diante. Desse modo, reforça-se, em certa medida, a dificuldade de entendimento dos processos de permanência e mudança organizacional para além da razão instrumental e capitula-se diante do imperativo funcionalista que continua a privilegiar, tanto na teoria quanto na prática administrativa, a lógica do proveito material governado pela eficiência produtiva como o motivo primordial da existência e da permanência das organizações. Com base em tal percepção, proponho como objetivo desta tese repensar a questão da intencionalidade dos agentes organizacionais a partir de uma perspectiva prática e histórica, cultural e incorporada. Para realizá-lo, parto de um estudo etnográfico feito durante o ano de 2011, em uma fábrica de doces na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Neste campo, foi possível vivenciar as dinâmicas de permanência e mudança da prática de uma doceria que é reconhecida localmente como “tradicional” pelo tempo de enraizamento na cultura. A observação participante aconteceu de modo direcionado para a compreensão dos processos de transmissão do saber-fazer doceiro, através da minha própria experiência de incorporação desse conhecimento prático, do contato instrutivo com a mestre doceira que comandava as atividades da fábrica e com as funcionárias e funcionários que lá trabalhavam na época da pesquisa. Assim, considero ter sido possível compreender de que maneira os referidos processos obedecem a uma lógica incorporada, alheia à lógica racional, e como os movimentos de mudança e permanência, endógenos ou exteriores a essas práticas, exercem impacto sobre a organização que se estrutura ao seu redor.pt_BR
dc.description.abstractSince the practice turn in Organizational Studies, different strands of theories of practice have made important contributions in order to deconstruct the dominance of the functionalist view of the organizational phenomenon. Nevertheless, the issue of how the reproduction of practices contributes to the production of social order has been neglected by practice-based studies in this field. This attitude has prevented the acomplishment of researches that attempt to understand how the practices are socially sustained, what interests guide them, who benefits from their maintenance or from their interruption, and so forth. Thus, it reinforces in a certain extent, the difficulty on understanding the processes of organizational change and permanence beyond instrumental reason, and it gives in afterward the functionalist imperative that continues to privilege, both in management theory and practice, the logic of material gain governed by the productive efficiency as the primary reason of existence and continuity of organizations. Based on this perception, I propose as the objective of this thesis to rethink the intentionality of the organizational agents from a practical and historical, cultural and embodied perspective. Based on an ethnographic study made during 2011 in a candy factory in the city of Pelotas, Rio Grande do Sul, it was possible to experience the dynamics of permanence and change of the practice of a kind of confectionery which is recognized locally as "traditional" odd to the time of rooting in culture. The participant observation was directed to understanding the processes of transmission of the confectioner know-how, through my own experience of incorporating this knowledge, through instructional contact with the master confectioner who commanded the activities of the factory and through the contact with the employees who worked there at the time of the research. Thus, I found how these processes follow an embodied logic, oblivious to rational logic, and how the movements of change and permanence, endogenous or external to these practices, impact the organization that its structures around them.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectOrganizational cultureen
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectEmbodimenten
dc.subjectCultural practiceen
dc.subjectSaber-Fazerpt_BR
dc.subjectKnow-howen
dc.subjectTraditionen
dc.subjectEthnographyen
dc.subjectTraditional confectioneryen
dc.subjectPelotasen
dc.titleA transmissão do saber-fazer como intencionalidade incorporada : etnografia em uma fábrica de doces em Pelotas, RSpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000893570pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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