Mostrar el registro sencillo del ítem
Integração ensino-serviço em Porto Alegre : a construção do distrito docente-assistencial Gloria-Cruzeiro-Cristal
dc.contributor.advisor | Silva, Jeane Félix da | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Alice Falcão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-07-23T01:44:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/76124 | pt_BR |
dc.description.abstract | A formação permanente de profissionais na saúde constitui-se em um dever do Sistema Único de Saúde no cumprimento de seus princípios doutrinários, sendo imperativo a integração entre os campos da Saúde e Educação. O presente trabalho tem por objetivo apresentar algumas das questões que envolvem o processo de integração ensino-serviço no município de Porto Alegre, considerando os diferentes segmentos implicados nessa ação, como a Gestão Municipal, Instituições de Ensino e Controle Social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise documental de planos e relatórios de gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atas e relatórios do Controle Social, livro A arte de ensinar e fazer saúde, a partir de uma estratégia da apreciação dos dados com base em elementos temáticos como relações entre gestão, instituições de ensino e controle social, formação profissional, prática do cuidado em saúde, trabalho em equipe e educação permanente dos/as trabalhadores dos serviços de saúde do SUS, buscando estabelecer as relações de ensino-serviço ocorridas na implementação do Distrito Docente-Assistencial Glória-Cruzeiro-Cristal. As categorias analisadas foram as relações entre as instituições parceiras, ou seja, Secretaria Municipal de Saúde e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, relações entre docentes, discentes, profissionais de saúde da região e a participação do Controle Social nesse processo. A autora trabalha em serviço de saúde da SMS, exercendo atividade de supervisão!preceptoria, com participação junto ao Controle Social, sendo pesquisando e pesquisada. Os resultados do estudo assinalam que os segmentos incluídos no processo de integração ensino-serviço mostram-se envolvidos com as propostas de mudanças imprescindíveis na formação em saúde, comprometidos com o atendimento das necessidades sociais da saúde e com a consolidação das relações entre gestão, instituições de ensino, controle social e serviços de atenção na perspectiva de novos patamares de formação e assistência para a efetivação do SUS. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sistema Único de Saúde. | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.title | Integração ensino-serviço em Porto Alegre : a construção do distrito docente-assistencial Gloria-Cruzeiro-Cristal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000892642 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas para Educação em Serviços de Saúde | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (1949)