Show simple item record

dc.contributor.advisorSilva, Jeane Félix dapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Alice Falcãopt_BR
dc.date.accessioned2013-07-23T01:44:23Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/76124pt_BR
dc.description.abstractA formação permanente de profissionais na saúde constitui-se em um dever do Sistema Único de Saúde no cumprimento de seus princípios doutrinários, sendo imperativo a integração entre os campos da Saúde e Educação. O presente trabalho tem por objetivo apresentar algumas das questões que envolvem o processo de integração ensino-serviço no município de Porto Alegre, considerando os diferentes segmentos implicados nessa ação, como a Gestão Municipal, Instituições de Ensino e Controle Social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise documental de planos e relatórios de gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atas e relatórios do Controle Social, livro A arte de ensinar e fazer saúde, a partir de uma estratégia da apreciação dos dados com base em elementos temáticos como relações entre gestão, instituições de ensino e controle social, formação profissional, prática do cuidado em saúde, trabalho em equipe e educação permanente dos/as trabalhadores dos serviços de saúde do SUS, buscando estabelecer as relações de ensino-serviço ocorridas na implementação do Distrito Docente-Assistencial Glória-Cruzeiro-Cristal. As categorias analisadas foram as relações entre as instituições parceiras, ou seja, Secretaria Municipal de Saúde e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, relações entre docentes, discentes, profissionais de saúde da região e a participação do Controle Social nesse processo. A autora trabalha em serviço de saúde da SMS, exercendo atividade de supervisão!preceptoria, com participação junto ao Controle Social, sendo pesquisando e pesquisada. Os resultados do estudo assinalam que os segmentos incluídos no processo de integração ensino-serviço mostram-se envolvidos com as propostas de mudanças imprescindíveis na formação em saúde, comprometidos com o atendimento das necessidades sociais da saúde e com a consolidação das relações entre gestão, instituições de ensino, controle social e serviços de atenção na perspectiva de novos patamares de formação e assistência para a efetivação do SUS.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSistema Único de Saúde.pt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.titleIntegração ensino-serviço em Porto Alegre : a construção do distrito docente-assistencial Gloria-Cruzeiro-Cristalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000892642pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Práticas Pedagógicas para Educação em Serviços de Saúdept_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record