Residência integrada em saùde : e o que está sendo produzido pelos atores imersos nesta realidade
View/ Open
Date
2013Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
A formação profissional, em nível de pós-graduação latu sensu tem sido uma estratégia importante na área de formação de recursos humanos para o SUS. A orientação para esta formação já vem definida pela constituição de 1988 (Constituição cidadã), que inaugura o marco de defesa de direitos e enfrentamento legal por parte do estado brasileiro das desigualdades sofridas por parcela significativa da população. Desta forma avaliamos pertinente estudar a produção cientifica do Residente da Residência ...
A formação profissional, em nível de pós-graduação latu sensu tem sido uma estratégia importante na área de formação de recursos humanos para o SUS. A orientação para esta formação já vem definida pela constituição de 1988 (Constituição cidadã), que inaugura o marco de defesa de direitos e enfrentamento legal por parte do estado brasileiro das desigualdades sofridas por parcela significativa da população. Desta forma avaliamos pertinente estudar a produção cientifica do Residente da Residência Integrada em Saúde – RIS do Grupo Hospitalar Conceição buscando identificar nestas produções o olhar critico do Residente sobre sua formação, assim nosso objetivo foi pesquisar TCRs/ Artigos de conclusão da especialização , que estejam discutindo o processo de formação na modalidade de ensino em serviço proposta da – RIS, entendemos assim possibilitar a identificação de fragilidades e/ou potencialidades a partir da vivência do residente nos espaços onde realizou sua formação. Neste sentido nosso objetivo foi o de buscar nas produções dos residentes, desde o início desta modalidade no GHC (2004), temas que tenham a RIS como a centralidade do trabalho possibilitando-nos na análise destes identificar sua critica sob este processo, seu olhar em relação ao vivido e se propostas e sugestões estão partindo destes jovens profissionais em relação a este tipo de formação, pois, acreditamos que dar visibilidade a estas construções teóricas enriquecidas pela prática construída no cotidiano poderá contribuir como mais uma ferramenta a fazer frente á conjuntura hegemônica de formação dos profissionais de saúde. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas para Educação em Serviços de Saúde.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License