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dc.contributor.advisorPasini, Vera Lúciapt_BR
dc.contributor.authorLoss, Maria Aparecidapt_BR
dc.date.accessioned2013-07-20T01:46:44Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/76047pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo é resultado do Projeto de Pesquisa produzido durante a realização do Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas em Serviços de saúde, cadastrado na Plataforma Brasil, apresentado ao CEP e aprovado de acordo com a Resolução CNS 196/96 para pesquisas envolvendo seres humanos. A pesquisa teve um delineamento qualitativo e seus resultados pretendem contribuir com a elaboração do Projeto de Residência em Área Profissional da Saúde, vinculado ao Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, apresentando elementos para a proposta de formação em serviço que está sendo produzida, considerando as diretrizes da saúde mental infanto-juvenil (BRASIL, 2005), a Política Nacional de Humanização (PNH) e os princípios do SUS (BRASIL, 2011). Elegemos, como elementos a serem analisados na pesquisa realizada, os dados produzidos a partir das primeiras consultas na área da Psicologia, nos meses de abril, maio e junho do ano de 2012, no Ambulatório de Especialidades, construindo um mapeamento dos casos atendidos, através de uma análise de 31 prontuários. A organização dos resultados das análises qualitativas são apresentados em quatro capítulos, onde destacamos o funcionamento dos serviços e da instituição para acesso, acolhimento e vínculo, considerando o modelo assistencial; o uso do diagnóstico biomédico e as possibilidades de uma avaliação diagnóstica ampliada, considerando os conceitos relativos ao campo da saúde mental como clínica ampliada, subjetividade e singularidade; as fragilidades e as possibilidades do ambulatório para a construção de um trabalho em equipes com uma diretriz interdisciplinar, considerando as relações advindas de um processo de formação em serviço (a estruturação da Residência Multiprofissional), com ênfase no cuidado em saúde mental infantil.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicologia da criançapt_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectIntegralidadept_BR
dc.titleAtenção ambulatorial em psicologia infantil em um hospital público : a construção do cuidado na perspectiva da integralidade e da formação em serviçopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000892984pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Práticas Pedagógicas para Educação em Serviços de Saúdept_BR


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