Valores profissionais da Geração Y : um estudo sobre a Geração Y e os princípios orientadores em sua vida no trabalho
Fecha
2012Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Junto com a entrada de uma nova geração no mercado de trabalho, conflitos e quebras de paradigmas surgem por existirem diferenças nas origens de cada geração. Pesquisas têm mostrado que esse problema nunca foi tão complicado e a mudança que as empresas terão de fazer para se adaptar a esse novo contexto é grande. É importante ressaltar a necessidade das empresas de atrair e reter esses funcionários dessa geração, pois em alguns anos irão se tornar a maior fatia de trabalhadores no mundo. Este t ...
Junto com a entrada de uma nova geração no mercado de trabalho, conflitos e quebras de paradigmas surgem por existirem diferenças nas origens de cada geração. Pesquisas têm mostrado que esse problema nunca foi tão complicado e a mudança que as empresas terão de fazer para se adaptar a esse novo contexto é grande. É importante ressaltar a necessidade das empresas de atrair e reter esses funcionários dessa geração, pois em alguns anos irão se tornar a maior fatia de trabalhadores no mundo. Este trabalho consistiu em analisar a geração Y, composta pela população nascida entre 1980 e 1994, procurando identificar os valores motivacionais que norteiam sua vida profissional. No referencial teórico, buscou-se a definição de cada geração, aprofundando-se a geração Y, tema deste estudo. Além disso, percebeu-se a necessidade de revisar teorias motivacionais para identificar possíveis valores profissionais que poderia ser esperado nas respostas dos questionários. Este estudo não limitou o questionário apenas aos brasileiros, portanto viu-se a necessidade de verificar possíveis diferenças entre as pessoas de diferentes nacionalidades. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa com 82 membros dessa geração, sendo que desses, 31 são estrangeiros. A partir desta pesquisa, identificou-se a importância dada pela geração Y para os valores ligados a estabilidade financeira e a realização no trabalho, enquanto os valores ligados a prestígio não foram considerados importantes em comparação com os anteriores. Por fim, conclui-se que as pessoas da geração Y buscam ter satisfação na vida profissional, juntamente com a qualidade de vida permitida por salários maiores. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37607)Tesinas Administración (3221)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License