Marketing estratégico para a Associação Comercial Rede Bazar Sul
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho foi realizado na Associação Comercial Rede Bazar Sul (ACRBS) que pode ser definida como uma rede de estabelecimentos independentes – com gestão própria - existente há dez anos no mercado de bazar do Rio Grande do Sul, tendo como objetivo a elaboração de uma estratégia de marketing para a organização em questão. A metodologia utilizada foi a de aplicação de pesquisa não probabilística por conveniência, obtendo 206 respondentes como amostra. Analisaram-se as respostas, segmentando o ...
Este trabalho foi realizado na Associação Comercial Rede Bazar Sul (ACRBS) que pode ser definida como uma rede de estabelecimentos independentes – com gestão própria - existente há dez anos no mercado de bazar do Rio Grande do Sul, tendo como objetivo a elaboração de uma estratégia de marketing para a organização em questão. A metodologia utilizada foi a de aplicação de pesquisa não probabilística por conveniência, obtendo 206 respondentes como amostra. Analisaram-se as respostas, segmentando o mercado em três perfis de consumidores: heavy-users, medium-users e light-users. Os light-users são aqueles que representam a maior parte do mercado, porém, sozinhos, representam pouco consumo frequente. Os heavy-users são aqueles que representam a menor parte do mercado, porém, sozinhos, representam a maior parte do consumo frequente. Os medium-users ficam entre os dois outros perfis e representam um faturamento significativo. Concluiu-se que todos os segmentos devem ser atendidos, porém a concentração do investimento de marketing deve ser aos medium-users. A partir das características identificadas nos clientes-alvo, um novo posicionamento para a Associação Comercial Rede Bazar Sul foi elaborado, consistindo na seguinte frase: “Milhares de produtos dedicados a você!”. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License