Perspectivas profissionais e planejamento de carreira dos estudantes de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem como objetivo identificar como os estudantes concluintes do curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul agem em relação às suas carreiras profissionais, abordando questões referentes a perspectivas e expectativas de carreira, utilização ou não de alguma metodologia de planejamento de carreira e à importância dada pelos estudantes a esse tema. Para atingir o objetivo proposto, adotou-se uma metodologia quantitativa descritiva, com a aplicação de qu ...
O presente trabalho tem como objetivo identificar como os estudantes concluintes do curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul agem em relação às suas carreiras profissionais, abordando questões referentes a perspectivas e expectativas de carreira, utilização ou não de alguma metodologia de planejamento de carreira e à importância dada pelos estudantes a esse tema. Para atingir o objetivo proposto, adotou-se uma metodologia quantitativa descritiva, com a aplicação de questionário estruturado em 111 estudantes do oitavo, nono e décimo semestres do referido curso de graduação. Os dados obtidos na pesquisa foram analisados com base no referencial teórico levantado sobre mercado de trabalho, carreira e planejamento de carreira. Através dessa análise, constatou-se que os estudantes consideram importante planejar sua carreira, porém, a maioria deles afirmou tomar decisões intuitivamente quanto às mesmas. Além disso, constatou-se que os estudantes concluintes consideram as experiências profissionais que já tiveram até aqui como o fator mais importante para o estabelecimento de seus objetivos de carreira, mas muitas das organizações em que trabalham não demonstram preocupação com a futura trajetória profissional desses estudantes. Os estudantes também não consideram que o curso de Administração tenha lhes proporcionado conhecimento significativo sobre planejamento de carreira. Quanto às prioridades para seu projeto profissional futuro, os respondentes desta pesquisa pretendem ter qualidade de vida, bom ganho financeiro e conciliar vida pessoal e profissional. Sugere-se, então, que os estudantes procurem ajuda profissional para orientação de carreira, que as organizações estimulem a pensar no futuro profissional e que a Universidade implemente conteúdo a respeito de desenvolvimento e planejamento de carreira no currículo do curso de Administração. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License