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dc.contributor.advisorCallegaro-de-Menezes, Danielapt_BR
dc.contributor.authorBisol, Eduardo Barretopt_BR
dc.date.accessioned2013-06-29T01:48:53Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72821pt_BR
dc.description.abstractO fluxo de informações com o advento da globalização tornou os mercados mais próximos. Identificar oportunidades nesse mercado em constante modificação é uma necessidade de todas as empresas atuantes. No intuito da diferenciação nesses novos mercados os empreendedores são pessoas que conseguem tirar vantagem das melhores oportunidades. No entanto, avaliar corretamente todos os fatores que irão envolver o negócio é de extrema importância para sua validação. Elaborar um plano de negócios é um meio que permite que os empreendedores iniciem suas atividades com mais segurança. Assim, o trabalho teve como objetivo principal a elaboração do plano de negócios, para a análise da viabilidade econômica da futura imobiliária Bisol Negócios Imobiliários.Como objetivos específicos: fazer uma análise de mercado, realizar uma pesquisa com corretores de imóveis, desenvolver um plano de recursos humanos, desenvolver um plano de marketing, desenvolver um plano operacional e desenvolver um plano financeiro. O trabalho está estruturado em duas etapas e caracterizou-se como avaliação formativa. A combinação de pesquisa qualitativa e quantitativa, com caráter exploratório-descritivo é o método adotado. Informações de fontes governamentais, conselhos estaduais compõe os dados secundários. A aplicação de questionários estruturados, com corretores de imóveis atuantes no mercado imobiliário compõe os dados primários. A composição desses dados tornou-se possível a elaboração do plano de negócios. O resultado desse trabalho aponta para a viabilidade econômica do futuro empreendimento.pt_BR
dc.description.abstractThe flow of information with the advent of globalization has made closer the markets. Identify opportunities in this ever changing market is a necessity for all operating companies. In order of differentiation in these new markets entrepreneurs are people who can take advantage of the best opportunities. However, properly evaluate all factors that will engage the business is extremely important to validate it. Develop a business plan is a medium that allows entrepreneurs to start their activities more safely. Thus, the work had as main objective the development of a business plan, to analyze the economic feasibility of the Bisol Real State. As specific objectives: do a market analysis, conduct a survey of realtors, develop a human resources plan, develop a marketing plan, develop an operational plan and develop a financial plan. This work is structured in two steps and is characterized as formative assessment. The combination of qualitative and quantitative research with an exploratory-descriptive method was adopted. Information from government and state boards sources was composed secondary data. The structured questionnaires with realtors working in the real estate market make up the primary data. The composition of such data made possible the development of the business plan. The result of this work points to the future economic viability of the project.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectMarketingen
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectBusiness planen
dc.subjectPlano de negóciospt_BR
dc.titlePlano de negócios de uma imobiliária no município de Porto Alegre - RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000886145pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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