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dc.contributor.advisorHennigen, Inespt_BR
dc.contributor.authorMozzini, Camilapt_BR
dc.date.accessioned2013-06-28T01:43:45Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72796pt_BR
dc.description.abstractA partir das impressões de um corpo conectado em diversos aspectos e intensidades, o presente estudo visa problematizar o modo como estamos sendo incitados, através da publicidade, a constituir uma vida melhor vivida porque perpassada pela conexão digital. O ponto de partida para tal empreitada está ancorado nos caminhos teórico-metodológicos foucaultianos, os quais possibilitaram a emergência de uma série de encontros que abriram as brechas necessárias para a constituição de três problemas ao pensamento: as redes digitais enquanto locais de veridicção, o compartilhamento como forma de universalização da conexão digital e a composição deste universal como uma esfera de subjetivação. Cada um destes tensionamentos se desdobrou em diferentes capítulos de análise: o primeiro se debruça sobre o modo como a noção de redes digitais vem, atrelada a tantos sonhos e expectativas, diluindo-se discursivamente no tecido social ao ponto de se constituir enquanto uma possível instância de produção de verdade; o segundo repousa sua atenção sobre a forma como o compartilhamento em rede vem se posicionando enquanto um processo de atualização constante do viver que, alinhado à ideia de trabalho imaterial, produz sujeitos compartilhadores que mobilizam a composição de uma estratégia de universalização da conexão digital; o terceiro e último mergulha mais intensamente neste possível estatuto de universalidade da conexão digital constituído não só devido a sua expansão espacial e intensificação temporal, mas especialmente ao caráter de bem maior, de existência mais completa se conectada. O fio condutor deste trajeto em meio à incerteza dos passos foi o conjunto de incitamentos publicitários à conexão digital composto por 10 vídeos e três embalagens de produtos encontrados no percurso do viver. O traçado desta longa e descontínua caminhada buscou mapear algumas rotas para o tensionamento das verdades que estão circulando e objetivando modos de subjetivação nesta contemporaneidade cada vez mais conectada.pt_BR
dc.description.abstractFrom the impressions of a connected body in several ways and intensities, this study aims to discuss how we are being incited, through advertising, to constitute a life better lived because pervaded by the digital connection. The starting point for such an enterprise is anchored in a theoretical-methodological Foucaultian approach, which made possible the emergence of a series of encounters that opened the gaps required for the constitution of three problems to the thought: digital networks as a local of veridiction, sharing as a form of universalization of the digital connection, and the composition of this universal as a sphere of subjectification. Each of these tensions unfolded in different chapters of analysis: the first focuses on how the notion of digital networks is, tied to several dreams and expectations, being diluted discursively in the social fabric to the point of constituting itself as a possible instance of truth production; the second rests his attention on how the network sharing is positioning itself as a process of constant updating of living that is, aligned to the idea of immaterial labor, producing sharers that mobilize the composition of a universalization strategy regarding the digital connection; the third and last one dive more intensely into this possible universality statute of the digital connection constituted not only due to its spatial expansion and its temporal intensification but especially thanks to the character of a higher good, of a more complete existence if connected. The thread of this path amid the uncertainty of the steps was the set of advertising incitements to digital connection composed by 10 videos and three packages of products found in the course of living. The tracing of this long and discontinuous walk sought to map some routes for the tensioning of the truths that are circulating and objectivating modes of subjectification in this increasingly connected contemporaneity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInternet : Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectAdvertising incitementsen
dc.subjectDigital networksen
dc.subjectTecnologia : Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectSharingen
dc.subjectJustiçapt_BR
dc.subjectUniversality of digital connectionen
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectTruthsen
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.titleImpressões de um corpo conectado : modos de governo que se produzem a partir de incitamentos publicitários à conexão digitalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coDiehl, Rafaelpt_BR
dc.identifier.nrb000882762pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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