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dc.contributor.advisorTutikian, Jane Fragapt_BR
dc.contributor.authorRückert, Gustavo Henriquept_BR
dc.date.accessioned2013-06-27T01:43:46Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72738pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar a importância social das formas estéticas abordadas pelos romances modernos de autoria dos artistas que formaram o grupo Orpheu, responsável pelo primeiro modernismo em Portugal. O corpus de análise é formado pelas obras A engomadeira, publicada em 1917, por José de Almada Negreiros; A confissão de Lúcio, publicada em 1914, por Mário de Sá-Carneiro; e Livro do desassossego, publicação póstuma com autoria de Fernando Pessoa. Para isso, são adotadas diversas teorias que vinculam o romance à sociedade, com uma atenção maior para Ascensão do romance, de Ian Watt. De acordo com ele, os elementos que caracterizaram o romance tradicional nos séculos XVIII e XIX são signos materiais que respondem ao processo de consolidação da classe burguesa. Dessa maneira, os textos analisados procuram a ruptura dos elementos apontados por Watt, o que revela uma atitude política de subversão dos signos burgueses no momento em que eles passam a estar em declínio no contexto europeu, com exceção de Portugal. Configura-se, portanto, como uma intervenção política a atitude desses três artistas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the social importance of aesthetic forms approached in modern novels by artists who formed the Orpheu group, which was responsible for the first modernism movement in Portugal. The corpus of analysis of this work is composed by the literary works The ironing girl (A engomadeira), published in 1917 by José de Almada Negreiros; Lucio’s confession (A confissão de Lúcio), published in 1914 by Mário de Sá-Carneiro; and The book of disquiet (Livro do desassossego), a posthumous publication authored by Fernando Pessoa. For this purpose, several theories that link novel to society are adopted, giving greater attention to The rise of the novel, by Ian Watt. According to this author, the elements that characterized the traditional novel in the Eighteenth and Nineteenth Centuries are material signs that respond to the process of consolidation of the bourgeois class. Therefore, the analyzed texts seek to break the elements mentioned by Watt, which reveal an attitude of subversion of bourgeois signs when they start to decline in the European context, with the exception of Portugal. Thus, the novels of these three artists are characterized as a political intervention.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNovelen
dc.subjectNegreiros, Almada, 1893-1970. A engomadeirapt_BR
dc.subjectOrpheuen
dc.subjectCarneiro, Mário de Sá, 1884-1916. A confissão de Lúciopt_BR
dc.subjectPessoa, Fernando, 1888-1935. Livro do desassossegopt_BR
dc.subjectSocial contexten
dc.subjectThe ironing girlen
dc.subjectLiteratura portuguesapt_BR
dc.subjectLucio’s confessionen
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectThe book of disquieten
dc.subjectTeoria literáriapt_BR
dc.subjectRomancept_BR
dc.subjectCrítica literáriapt_BR
dc.subjectModernismopt_BR
dc.titleBanqueiros anarquistas : o romance no Grupo Orpheupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000883554pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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