Comparações entre EJA e ensino regular

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Date
2012Advisor
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Desde muito tempo, a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é encarada de diferentes formas por muitos (seja por alunos, professores, funcionários e interessados. Formas essas que podem ser: a EJA é uma miniatura do Ensino Regular oferecido a crianças e adolescentes; é uma compensação; é “IrRegular”, em oposição à expressão “Ensino Regular” ou é uma mera preenchedora de lacunas do seu alunado. Mas ao pesquisarmos mais aprofundadamente tais perspectivas, podemos constatar que tanto o E ...
Desde muito tempo, a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é encarada de diferentes formas por muitos (seja por alunos, professores, funcionários e interessados. Formas essas que podem ser: a EJA é uma miniatura do Ensino Regular oferecido a crianças e adolescentes; é uma compensação; é “IrRegular”, em oposição à expressão “Ensino Regular” ou é uma mera preenchedora de lacunas do seu alunado. Mas ao pesquisarmos mais aprofundadamente tais perspectivas, podemos constatar que tanto o Ensino Regular quanto a Educação de Jovens e Adultos têm características similares e distintas nos seus variados aspectos, que vão da regulamentação, público atendido, condições econômicas e socioculturais dos sujeitos e ao formato. Para realização da pesquisa sobre a EJA e o Ensino Regular foi empregada a pesquisa bibliográfica da Constituição Federal de 1988 (CF), da CNE – CEB. Parecer nº. 11/200 das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 2000 e da LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Iniciou-se o trabalho com a pesquisa bibliográfica, com o objetivo de reunir as legislações específicas ao assunto tratado. E ao aprofundarmos, mais ainda, a pesquisa nos três documentos selecionados percebe-se que as comparações não estão restritas às estruturas e ao público atendido, mas vai muito mais além, chegando à ideologia utilizada na elaboração de suas legislações. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em EJA e Privados de Liberdade.
Collections
-
Humanities (1951)
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