O agente socioeducador no espaço do Centro de Convivência da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo-Fase/RS : diferentes concepções de uma mesma atuação
Fecha
2011Autor
Nivel académico
Especialización
Resumo
Este estudo buscou relacionar a dinâmica de trabalho dos servidores da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo FASE/RS, a um dos programas realizado na mesma, sendo este o Centro de Convivência - CECON, espaço de abordagem pedagógica para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa que objetiva também uma interação com os familiares dos jovens, assim como com os funcionários da Fundação e a comunidade em geral. A pesquisa foi fundamentada em uma metodologia de pesquisa qualitativa. Bus ...
Este estudo buscou relacionar a dinâmica de trabalho dos servidores da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo FASE/RS, a um dos programas realizado na mesma, sendo este o Centro de Convivência - CECON, espaço de abordagem pedagógica para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa que objetiva também uma interação com os familiares dos jovens, assim como com os funcionários da Fundação e a comunidade em geral. A pesquisa foi fundamentada em uma metodologia de pesquisa qualitativa. Buscou apoio referencial nas Leis e Regimentos do Estado e da instituição, bem como nas teorias freireanas e outros referenciais das áreas de educação e educação social, para explicar os movimentos decorrentes do laboro efetuado naquele Centro. Ao longo de um ano e meio, a pesquisa apurou que as relações trabalhistas são sazonais no que tange a uma política de união, entretanto remanesceu o grau elevado do comprometimento da equipe com os adolescentes sujeitos do cotidiano laboral. Também tornou evidente a necessidade do CECON em melhorar a sua autoimagem diante da Fundação, pois pouco se sabe do que efetivamente é realizado no local. Por fim a contribuição do estudo foi possibilitar uma releitura das ações e, sobretudo buscou refratar o distanciamento de um colega ao outro, pois os agentes em sua maioria trabalham sobre um mesmo prisma: Sócio Educar. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em EJA e Privados de Liberdade.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License