Evasão na modalidade EJA : uma análise sob a perspectiva pedagógica na EMEF João Paulo I
Fecha
2012Tutor
Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
Este trabalho objetiva uma investigação a respeito do esvaziamento escolar na modalidade da educação para jovens e adultos a partir das propostas pedagógicas aplicadas no período entre os anos de 2007 e 2010, compreendendo os problemas e causas do abandono escolar, ou como chamamos: evasão. O presente trabalho possui características de pesquisa quantitativa. A metodologia consistiu na análise e sistematização dos dados compilados e pesquisados, os quais foram obtidos junto ao Setor de Estatísti ...
Este trabalho objetiva uma investigação a respeito do esvaziamento escolar na modalidade da educação para jovens e adultos a partir das propostas pedagógicas aplicadas no período entre os anos de 2007 e 2010, compreendendo os problemas e causas do abandono escolar, ou como chamamos: evasão. O presente trabalho possui características de pesquisa quantitativa. A metodologia consistiu na análise e sistematização dos dados compilados e pesquisados, os quais foram obtidos junto ao Setor de Estatística da Unidade Administrativa da Secretaria Municipal de Educação do município de Canoas durante o citado período. Propõe que as propostas teórico-metodológicas desenvolvidas na formação dos profissionais que exercem suas funções nesta modalidade podem ser os eixos condutores a serem pensados e utilizados para o combate deste problema, sem deixar de analisar outros elementos como formação e planejamento. O mesmo se justifica, na medida em que também pretende ampliar os questionamentos a cerca das causas e conseqüências da evasão, na tentativa de apontar caminhos através de ações que deveriam ser discutidas com educandos e educadores em torno de uma Proposta Pedagógica da EJA, cuja importância, dentro da parcela que lhe cabe, esteja baseada no desenvolvimento integral do cidadão na sociedade, como também a elaboração de um currículo que atenda as expectativas dos alunos, com inovação nas práticas, dentro de uma metodologia renovada e motivadora, que possa elevar a autoestima dos estudantes, dando sentido significativo aos seus valores sócio-culturais e históricos nos quais os indivíduos estão inseridos. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em EJA e Privados de Liberdade.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License