(Des)encontros do trabalho docente e trabalho pedagógico na educação de jovens e adultos
Fecha
2012Tutor
Nivel académico
Especialización
Resumo
Este texto apresenta reflexões acerca do trabalho docente como um processo que relaciona conhecimentos dentro de um processo dialético relacionado a uma concepção de realidade, de mundo e de vida no seu conjunto – como se produz a realidade social. Este processo é intermediado pelo trabalho pedagógico que é a prática, isto é, atividades pedagógicas como um conjunto de ações intencionais e conscientes, dirigidas para que estimulem e desenvolvam as potencialidades dos sujeitos envolvidos. A abord ...
Este texto apresenta reflexões acerca do trabalho docente como um processo que relaciona conhecimentos dentro de um processo dialético relacionado a uma concepção de realidade, de mundo e de vida no seu conjunto – como se produz a realidade social. Este processo é intermediado pelo trabalho pedagógico que é a prática, isto é, atividades pedagógicas como um conjunto de ações intencionais e conscientes, dirigidas para que estimulem e desenvolvam as potencialidades dos sujeitos envolvidos. A abordagem se constrói a partir de impressões acumuladas em um campo de atuação, na coordenação pedagógica e também em sala de aula, em uma escola na rede pública Estadual de Porto Alegre com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A metodologia emerge de um estudo de caso, tendo como instrumentos: revisão da produção acadêmica; entrevistas e questionários; observação participante; além de indagações e reflexões sobre até que ponto o trabalho docente, condiz com a especificidade da modalidade. Que significados a EJA tem para estes docentes e/ou porque escolheram esta área de atuação. Averiguar relações de trabalho docente/discente, orientadas através do discurso pedagógico para transformação da sociedade. Investigar os caminhos formativos específicos ou não, para se tornarem docentes nesta área da educação. O foco de trabalho centralizou-se no âmbito da educação escolar na modalidade EJA no ensino fundamental - séries finais. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em EJA e Privados de Liberdade.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License