(Des)encontros do trabalho docente e trabalho pedagógico na educação de jovens e adultos
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este texto apresenta reflexões acerca do trabalho docente como um processo que relaciona conhecimentos dentro de um processo dialético relacionado a uma concepção de realidade, de mundo e de vida no seu conjunto – como se produz a realidade social. Este processo é intermediado pelo trabalho pedagógico que é a prática, isto é, atividades pedagógicas como um conjunto de ações intencionais e conscientes, dirigidas para que estimulem e desenvolvam as potencialidades dos sujeitos envolvidos. A abord ...
Este texto apresenta reflexões acerca do trabalho docente como um processo que relaciona conhecimentos dentro de um processo dialético relacionado a uma concepção de realidade, de mundo e de vida no seu conjunto – como se produz a realidade social. Este processo é intermediado pelo trabalho pedagógico que é a prática, isto é, atividades pedagógicas como um conjunto de ações intencionais e conscientes, dirigidas para que estimulem e desenvolvam as potencialidades dos sujeitos envolvidos. A abordagem se constrói a partir de impressões acumuladas em um campo de atuação, na coordenação pedagógica e também em sala de aula, em uma escola na rede pública Estadual de Porto Alegre com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A metodologia emerge de um estudo de caso, tendo como instrumentos: revisão da produção acadêmica; entrevistas e questionários; observação participante; além de indagações e reflexões sobre até que ponto o trabalho docente, condiz com a especificidade da modalidade. Que significados a EJA tem para estes docentes e/ou porque escolheram esta área de atuação. Averiguar relações de trabalho docente/discente, orientadas através do discurso pedagógico para transformação da sociedade. Investigar os caminhos formativos específicos ou não, para se tornarem docentes nesta área da educação. O foco de trabalho centralizou-se no âmbito da educação escolar na modalidade EJA no ensino fundamental - séries finais. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em EJA e Privados de Liberdade.
Collections
-
Humanities (1948)
This item is licensed under a Creative Commons License