Estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem : uma revisão integrativa
Fecha
2008Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Trata-se de um estudo que tem por objetivo identificar as estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem. A metodologia utilizada neste estudo foi uma revisão integrativa da literatura, segundo Whitemore e Knafl (2005). A revisão integrativa da literatura contemplou 5 etapas: definição do problema, pesquisa na literatura, avaliação dos dados, análise dos dados e a apresentação dos dados. Na coleta de dados foram selecionados o total de 12 ...
Trata-se de um estudo que tem por objetivo identificar as estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem. A metodologia utilizada neste estudo foi uma revisão integrativa da literatura, segundo Whitemore e Knafl (2005). A revisão integrativa da literatura contemplou 5 etapas: definição do problema, pesquisa na literatura, avaliação dos dados, análise dos dados e a apresentação dos dados. Na coleta de dados foram selecionados o total de 12 artigos, na base de dados da Web of Science e no Cinahal, no período de 1998 a 2008. Os resultados encontrados dos artigos científicos foram: 5 (42%) foram publicados no Journal Of Nursing Education e 3 (25%) dos artigos foram publicados pelo Journal of Advanced Nursing; 6 (50%) foram publicados, no período de 1998 a 2000; 19 (51%) dos autores dos artigos analisados tinham a titulação de mestres e 13 (35%) de doutores; 8 (67%) dos artigos analisados, foram desenvolvidas nos Estados Unidos da América.Quanto as estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem, entre os 12 artigos, 3 sugeriram o uso de mapas de conceitos; o conhecimento científico e a atualização por meio de cursos de pós-graduação foi citado em 2 artigos. Utilização de diários clínicos, vídeos online, reflexão da própria prática clínica, hábitos de mente, raciocínio lógico e pesquisa clínica, apareceram em 1 artigo, respectivamente. Estratégias associadas foram desveladas dos conteúdos dos artigos e contribuem de maneira significativa para a prática clínica de enfermagem. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Enfermería (1140)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License