Formação do professor na EJA : saberes profissionais e saberes de experiência feita
View/ Open
Date
2011Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) permeia a história da educação, sendo que esta segue os ritmos da história da sociedade em seus modelos econômicos, políticos e sociais ditados por relações de poder de grupos dominantes. Na educação e especificamente na EJA, questões significativas emergem na busca de saberes docentes necessários direcionados a este segmento de ensino que segue a margem da história da educação. Este trabalho é fruto de uma pesquisa vinculada ao Curso de Especialização em Ed ...
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) permeia a história da educação, sendo que esta segue os ritmos da história da sociedade em seus modelos econômicos, políticos e sociais ditados por relações de poder de grupos dominantes. Na educação e especificamente na EJA, questões significativas emergem na busca de saberes docentes necessários direcionados a este segmento de ensino que segue a margem da história da educação. Este trabalho é fruto de uma pesquisa vinculada ao Curso de Especialização em Educação de Jovens, Adultos e de Privados de Liberdade, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo deste trabalho é o de tecer reflexões sobre a formação inicial e continuada dos professores da EJA no município de Viamão, RS. A coleta de informações se deu através da aplicação de questionários semiestruturados, em entrevistas abertas com 5 professoras da rede e em conversas informais permanentes, bem como de revisão literária e documental sobre a temática. A fim de contribuir para uma educação básica de qualidade e uma política de formação e valorização dos profissionais da educação, as práticas dos mesmos são analisadas como momentos de construção de conhecimentos que associam os saberes técnicos aos da experiência vivida no cotidiano educacional. Traz ao debate a relevância da formação continuada, principalmente quando esta não foi contemplada na formação inicial dos professores, de maneira a dar significância aos processos de produção pedagógica. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em EJA e Privados de Liberdade.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License