Show simple item record

dc.contributor.advisorFiss, Dóris Maria Luzzardipt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Liégept_BR
dc.date.accessioned2013-06-19T01:43:56Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72583pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como tema o currículo para adolescentes que freqüentam a Educação de Jovens e Adultos a partir de um cotidiano composto por jovens que, muitas vezes, vivem sem perspectiva, sem projeto de vida ou sem saber o que querem e para onde irão. A partir de minha vivência como professora da Modalidade EJA na Rede Municipal de Educação de Esteio, inquietou-me acompanhar a dificuldade de muitos jovens em se manterem na escola para concluir o seu Ensino Fundamental, visto que estes já haviam passado pela escola anteriormente. Uma das possibilidades para isto é a organização curricular estruturada para estes jovens que retornam à escola com urgências próprias. A intenção foi, através de pesquisa do tipo participante, com o uso de entrevista semi-estruturada junto a alunos, professores e equipes diretivas de 4 instituições, identificar o que estes sujeitos, que vivem a EJA, pensam sobre esta modalidade a partir do currículo considerando: a visão do aluno e do professor sobre a EJA, as contribuições da EJA para o aluno, os motivos de permanência e afastamento da EJA dos alunos, as características dos jovens identificadas pelos seus professores e as razões pelas quais os docentes atuam nesta modalidade. Todas estas questões foram analisadas para verificar em que medida estas visões, entendimentos, percepções e concepções são utilizadas como elementos constitutivos de um currículo coerente com a EJAdolescente e dialogadas com o contexto destes jovens de modo a instrumentalizá-los e humanizá-los suficientemente para atuarem em suas realidades. Para isto, busquei subsídios em Moreira que discute a relação entre currículo, cultura e sociedade, Carrano, Martins e Dayrell que discutem a juvenilização na EJA, Brandão que aborda a pesquisa participante, além de outros autores que contribuíram no que se refere aos aspectos legais e históricos na EJA.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.titleCurrículo e identidades na EJAdolescentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000881848pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em EJA e Privados de Liberdadept_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record