1º ano do esnino fundamental, que espaço escolar é este?
View/ Open
Date
2006Author
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho procura abordar como os espaços escolares vêm se constituindo como conteúdos de aprendizagem, fazendo do novo primeiro ano do Ensino Fundamental uma importante oportunidade para colocar em evidência as discussões sobre a relevância do ambiente de sala de aula no desenvolvimento das aprendizagens infantis. Através de entrevistas feitas em escolas de Porto Alegre, é possível perceber o quanto esta nova lei está ocasionando reflexões e questionamentos sobre como devem ser preparados ...
Este trabalho procura abordar como os espaços escolares vêm se constituindo como conteúdos de aprendizagem, fazendo do novo primeiro ano do Ensino Fundamental uma importante oportunidade para colocar em evidência as discussões sobre a relevância do ambiente de sala de aula no desenvolvimento das aprendizagens infantis. Através de entrevistas feitas em escolas de Porto Alegre, é possível perceber o quanto esta nova lei está ocasionando reflexões e questionamentos sobre como devem ser preparados os espaços escolares para receber as crianças tanto da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental. Para a realização deste estudo utilizei-me das orientações do MEC para a instauração do novo Ensino Fundamental, das proposições teóricas de Montessori (1987) no que dizem respeito ao mobiliário escolar destinado às crianças pequenas e dos estudos realizados por Horn (2004) e Forneiro (1998) que defendem o ambiente escolar como um componente do currículo, como um conteúdo a ser explorado pelos alunos. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License