Contribuições do grupo viveiros comunitários na formação inicial de estudantes de Ciências Biológicas
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho objetivou investigar e analisar as ações do grupo Viveiros Comunitários (GVC), um coletivo formado por professores e estudantes do Curso de Ciências Biológicas, marcadas pelas concepções do viveirismo ecológico e da educação ambiental. Este grupo atua há 15 anos e busca desenvolver e aprimorar a produção de mudas de espécies nativas como uma estratégia de conservação dos ambientes naturais, além da sustentabilidade no manejo da biodiversidade. Essas práticas amparam e definem dife ...
Este trabalho objetivou investigar e analisar as ações do grupo Viveiros Comunitários (GVC), um coletivo formado por professores e estudantes do Curso de Ciências Biológicas, marcadas pelas concepções do viveirismo ecológico e da educação ambiental. Este grupo atua há 15 anos e busca desenvolver e aprimorar a produção de mudas de espécies nativas como uma estratégia de conservação dos ambientes naturais, além da sustentabilidade no manejo da biodiversidade. Essas práticas amparam e definem diferentes intervenções educativas junto à comunidade. Desde 2005, o GVC iniciou a construção de um viveiro na Universidade, o Viveiro Bruno Irgang (VBI), espaço científico e pedagógico para a realização de estudos sobre recuperação de áreas degradadas, de práticas de viveirismo, de atividades de educação ambiental, de experimentos, de vivências e socialização de conhecimentos. A partir das práticas do grupo, buscou-se analisar as contribuições na formação profissional dos estudantes de Biologia que se dedicam a este coletivo. Sendo essa uma forma de valorizar e divulgar o trabalho e as experiências do grupo e também estimular outros coletivos com práticas afins. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License