O corpo tornado voz : a experiência pedagógica da peça radiofônica
dc.contributor.advisor | Pillar, Analice Dutra | pt_BR |
dc.contributor.author | Spritzer, Mirna | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T19:04:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/7234 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta o rádio, mais especificamente a peça radiofônica, como uma experiência pedagógica para atores que assim ampliam seu repertório e tornam a voz protagonista da ação. Entendendo a linguagem radiofônica como linguagem artística e o rádio como um meio expressivo, o estudo pretende um conhecimento vocal voltado para o efeito da voz, sua dimensão temporal e espacial e o estatuto de corpo que ela assume nessas condições. Traz a perspectiva da pedagogia do ator, considerando o ouvinte como interlocutor, sem o que a ação do ator não se concretiza. Utiliza como objeto de pesquisa, a investigação O trabalho do ator voltado para um veículo radiofônico, realizada no âmbito do Departamento de Arte Dramática, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e busca sistematizar para o exercício radiofônico as práticas desenvolvidas pelos atores em seu processo de criação. Para tanto, articula diálogos com as vozes e idéias de Rudolf Arnheim, Werner Klippert, Eduardo Meditsch, Constantin Stanislavski, João Francisco Duarte Junior e Jorge Larrosa, entre outros. Como desdobramento, mostra a possibilidade de promover a oralidade e o exercício radiofônico como expressões individuais e como experiências criativas coletivas e pedagógicas, em atividades para a sala de aula em todos os níveis de ensino, para a oficina e para a ação cultural. Demarca, ainda, a busca por uma expressão radiofônica contemporânea, uma linguagem que faça sentido hoje, abrindo espaço para a escuta ainda que num mundo coberto de imagens. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Departamento de Arte Dramática | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Curso de graduação | pt_BR |
dc.subject | Formação de atores | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.subject | Peça radiofônica | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Rádio (Comunicação) | pt_BR |
dc.subject | Imaginação | pt_BR |
dc.subject | Voz | pt_BR |
dc.title | O corpo tornado voz : a experiência pedagógica da peça radiofônica | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000497109 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2005 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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