O valor do trabalho em grupo na formação acadêmica e profissional do biólogo : um estudo de caso do PET Biologia
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Quando se trabalha em grupo, aprendemos a lidar com outras pessoas, ser mais paciente, respeitar os outros, alem disso temos a oportunidade de trocas ideias e experiências. Estes e outros aprendizados são fundamentais para um bom convívio social e para a cooperação. Assim, o presente estudo teve como objetivo investigar o valor do Trabalho em Grupo na formação acadêmica e profissional do Biólogo. No âmbito metodológico, esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, denominada estudo de caso. O ...
Quando se trabalha em grupo, aprendemos a lidar com outras pessoas, ser mais paciente, respeitar os outros, alem disso temos a oportunidade de trocas ideias e experiências. Estes e outros aprendizados são fundamentais para um bom convívio social e para a cooperação. Assim, o presente estudo teve como objetivo investigar o valor do Trabalho em Grupo na formação acadêmica e profissional do Biólogo. No âmbito metodológico, esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, denominada estudo de caso. O caso selecionado foi o PET Biologia da UFRGS, pois dentro da faculdade, este utiliza a metodologia do trabalho em grupo no seu dia a dia. O método aplicado na busca e coleta de dados foi através de questionários. Os sujeitos entrevistados foram oito atuais membros, o tutor e dois ex-membros do grupo. Após a coleta dos dados, foi feita diversas leituras das respostas a fim de formar as categorias que indicariam o valor do trabalho em grupo. Após esta categorização, alguns aspectos se sobressaíram, como a possibilidade das trocas e os aprendizados proporcionados por este tipo de interação. Alem disso, o estudo permitiu ver a relação que os membros do PET fazem entre o trabalho em grupo e sua futura atuação profissional. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License