Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGenro, Maria Elly Herzpt_BR
dc.contributor.authorKappel, Carolinapt_BR
dc.date.accessioned2013-05-28T01:45:05Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71982pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta inicialmente, um breve histórico da Literatura Infantil, falando sobre como esta surgiu, mostrando que a literatura, desde seu início tem o papel de transportar o leitor para outros mundos, fazendo com que assim possa experimentar situações, sentimentos, ideias, enriquecendo sua bagagem cultural, ampliando sua visão de mundo. A segunda parte do primeiro capítulo,de acordo com as ideias do autor Paulo Freire, mostra que a apropriação da leitura da palavra deve partir da leitura do mundo e que isso é importante na formação do aluno enquanto ser social. A Literatura é vista como fundamental no processo de alfabetização e letramento, através de práticas de leitura desenvolvidas na experiência do estágio, em que emergiram dados empíricos que podem despertar o gosto dos alunos pelos livros. Sabendo da necessidade do aumento do hábito de ler entre os estudantes, é proposto que se trabalhe com literatura desde as séries iniciais, durante a alfabetização, esse processo além de colaborar para que os alunos aprendam a decifrar as palavras e assim conseguir ler e escrever, também permite que façam uma leitura de mundo, o que é fundamental para fazer relações e poder construir conhecimentos. Sendo assim, o uso da literatura na sala de aula, em especial durante a alfabetização é muito importante, pois ao mesmo tempo em que se está aprendendo a ler e a escrever percebe-se uma finalidade para esse aprendizado. A aquisição das habilidades de alfabetização e letramento devem ser construídas juntas e não aprender a fazer para depois saber onde usar, assim, o uso da literatura faz-se necessário para que desde cedo a criança entenda a função social da leitura e da escrita, pois ao mesmo tempo em que vai estar aprendendo como ler e escrever, estará também, usando essas competências. O terceiro capítulo fala sobre a importância de ler histórias para os alunos, pois ouvir histórias, além de proporcionar ao leitor/ouvinte a possibilidade de viver outras realidades parecidas ou totalmente opostas a sua, tem papel fundamental na identificação da criança com a leitura, pois vivenciando essa experiência, vai aprendendo a apreciar e compreendendo a função e o poder da escrita. È também, feita uma análise sobre os cuidados pertinentes para o momento de contar histórias, na busca da formação de bons leitores. A Literatura deve estar presente na sala de aula desde os primeiros anos escolares, deve ser encarada como um divertimento pelo leitor, que vai descobrir que através da leitura de um livro pode viver em outro mundo, viajar, ver a vida por outro ângulo, aprender coisas novas, soltar a imaginação e a criatividade, emocionar-se, encantar-se. Se bem explorada pelo professor, sem que se torne uma obrigação, a literatura pode transformar os alunos em leitores assíduos, fazêlos descobrir o encanto da leitura de um livro, perceber que são donos do seu conhecimento, que podem construir novas idéias a partir do ato de ler, que é também um momento de interação, de troca. O livro através de um texto, traz consigo diversas possibilidades de contextos capazes de possibilitar a criança tornar-se um explorador, um descobridor. Pretendemos com o presente trabalho, entender como a Literatura colabora no processo de alfabetização, ou seja, como ela contribui para a construção de leitores do mundo e da palavra.pt_BR
dc.description.abstractThis paper first presents a brief history of books for children, talking about how this came about, shhowing that the literature since its inception has the role of transporting the reader to other worlds, making it so you can experience situatiions,feelinggs, ideas,enriching their cultural background, broadening their world view. The second part of the first chapter, according to the author's ideas Paulo Freire, shows that ownership of reading the word should begin with the reading of the world and this is important in forming the student as a social being. Literature is seen as crucial in the process of literacy and literacy through reading practices developed in the internship experience, which emerged in the empirical data that can arouse students' taste in books. Aware of the need to increase the reading habit among students, it is proposed to work with the literature since the early grades, literacy during this process and collaborate so that students learn to decipher the words and thus be able to read and write, also allows them to do a reading of the world, which is essential to build knowledge and power relations. Thus, the use of literature in the classroom, especially during literacy is very important, because while it is learning to read and write one senses a purpose for this learning. The acquisition of literacy skills and literacy should be built together and learn not to do and then know where to use, so the use of literature is necessary for early child understand the social function of reading and writing, because while they will be learning how to read and write, you are also using these skills. The third chapter talks about the importance of reading stories to students, listen to stories because, besides providing the reader / listener the chance to live like other realities or totally opposite to yours, has a key role in identifying children with reading, because going through this experience, he learns to appreciate and understand the function and power of writing. It also made an analysis of care relevant to the moment of storytelling in pursuit of the formation of good readers. Literature must be present in the classroom from the earliest school years should be regarded as an amusement for the reader who will find that by reading a book can live in another world, to travel, to see life from another angle, learn new things, use your imagination and creativity, to move up, become enchanted. If well exploited by the teacher, without which it becomes an obligation, literature can transform students into assiduous readers, make them discover the charm of reading a book, realize that they are owners of their knowledge, they can build new ideas from the act of reading, which is also a moment of interaction, of exchange. The book through a text, it brings with it several possibilities for settings that can allow the child to become an explorer, a discoverer. We intend with this work, understand how literature works in the literacy process, ie how it contributes to the construction of readers in the world and word.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectReading the worlden
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectThe word literacyen
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleA literatura no processo de alfabetização : formação de leitores do mundo e da palavrapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000880600pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples