Disciplina e limites : desafios e limites na escola pública
dc.contributor.advisor | Passerino, Liliana Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Faiffer, Tatiana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-05-25T01:46:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/71930 | pt_BR |
dc.description.abstract | A indisciplina hoje é uma das principais geradoras de dificuldades na escola. Ela vem se destacando e agravando cada vez mais, com o passar do dos anos, de forma que nem mais a escola ou a família conseguem ter controle ou resolver. Um dos maiores problemas da indisciplina está no fato de não existirem ideias concretas e consensuais sobre o assunto. Este trabalho visa discutir este assunto tão presente em nossas escolas, com uma análise a partir de uma experiência vivenciada no estágio supervisionado e na turma que atuo este ano. Da análise concluo que para poder intervir na realidade das escolas é necessário conhecer os alunos, assim como os problemas que os cercam e a realidade na qual estão inseridos. Durante o desenvolvimento deste trabalho busquei aporte teórico em Júlio Groppa Aquino, Paulo Freire, Jean Piaget, entre outros. Questões de como proceder e que atitudes tomar diante da indisciplina são analisadas e discutidas sem contudo pretender oferecer receitas prontas para uma questão complexa e atual como a abordada. | pt_BR |
dc.description.abstract | The discipline is now one of the main generators of difficulties in school. She is standing out and getting steadily worse, over the years, so no more school or family can have control or resolve. A major problem of indiscipline is the fact that there are no concrete ideas and consensus on the subject. This paper aims to discuss this so present in our schools, with an analysis from an experience during supervised training class and I act this year. The analysis concludes that to be able to intervene in the reality of schools is necessary to know the students, as well as the problems that surround them and the reality in which they exist. During the development of this work sought theoretical support in Julius Groppa Aquino, Paulo Freire, Jean Piaget, among others. Questions of how to proceed and what actions to take before the indiscipline are analyzed and discussed but without claim to offer recipes ready to present a complex issue and as addressed. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Disciplina | pt_BR |
dc.subject | Limite | pt_BR |
dc.subject | Ensino público | pt_BR |
dc.title | Disciplina e limites : desafios e limites na escola pública | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000880679 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License