Show simple item record

dc.contributor.advisorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorMartins, Ana Adália da Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2013-05-25T01:46:04Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71929pt_BR
dc.description.abstractA escola é o lugar que acolhe a diversidade de forma global, onde ingressam indivíduos diversos, cada um carregando consigo uma história de vida. Diversidade esta que reúne diferenças motoras, de raças, de etnias, culturais, intelectuais, sociais, de personalidade e sensoriais. Sendo assim o professor precisa dispor de muita criatividade, de uma série de estratégias, de apoio escolar, do auxílio das famílias e de amor ao seu trabalho, para que o processo de uma educação para todos tenha êxito. O presente trabalho analisa uma situação vivida na prática do estágio voltada para a valorização das diferenças individuais, utilizando-se delas para desencadear uma rede de aprendizagens, onde o outro é valorizado e respeitado por todos. Apresenta considerações a respeito de diferenças e preconceito e dos estigmas que surgem a partir deles. Também enfatiza a grande importância de uma boa prática pedagógica como aliada do professor nesse trabalho e do papel da família na vida escolar dos filhos, apoiando e repassando valores a eles. Destaca também que essa parceria família-escola vem a somar pontos na formação de sujeitos mais justos e atuantes na sociedade, capazes de transformar a sua realidade, na construção de um mundo melhor e mais humano.pt_BR
dc.description.abstractThe school is the place that welcomes diversity as a whole, where several individuals join, each carrying with it a life story. This diversity that brings together motor differences, races, ethnicities, cultural, intellectual, social, personality and sensory. So the teacher needs to have a lot of creativity, a series of strategies, school support, aid families and love their work so that the process of education for all to succeed. This paper analyzes a situation experienced in the practice of the stage facing the appreciation of individual differences, using them to trigger a network of learning, where the other is valued and respected by all. Presents considerations about the differences and prejudices and stigmas that arise from them. It also emphasizes the importance of good teaching practice the teacher as an ally in this work and the role of families in school life of children by supporting and passing values to them. It also emphasizes that family-school partnership is to score points in the formation of more fair and active in society, able to transform your reality, in building a better and more humane.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDifferencesen
dc.subjectDiferençapt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectDiversityen
dc.subjectTeaching practiceen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectFamilyen
dc.titleDiferenças e preconceitos : um trabalho de superação na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000880677pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record