Cooperação e respeito mútuo : aprendendo com o outro na sala de aula
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar de que forma a cooperação em sala de aula e o respeito podem auxiliar na aprendizagem em uma turma de quarta série do ensino fundamental em uma escola da rede estadual de ensino do município de Gravataí. Busca-se compreender o conceito de cooperação e de respeito mútuo a partir do referencial teórico que baseia-se em Paulo Freire, Jean Piaget, Humberto Maturana e José Carlos Libânio; apresentar possíveis relações entre as atit ...
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar de que forma a cooperação em sala de aula e o respeito podem auxiliar na aprendizagem em uma turma de quarta série do ensino fundamental em uma escola da rede estadual de ensino do município de Gravataí. Busca-se compreender o conceito de cooperação e de respeito mútuo a partir do referencial teórico que baseia-se em Paulo Freire, Jean Piaget, Humberto Maturana e José Carlos Libânio; apresentar possíveis relações entre as atitudes de cooperação e a presença do respeito mútuo em sala de aula com a construção do processo de aprendizagem por parte do aluno; a partir do estudo de caso da turma, destacar dinâmicas da sala de aula que propiciam as atitudes de cooperação e de desenvolvimento do respeito mútuo no grupo. A pesquisa desenvolvida teve uma abordagem qualitativa e foi utilizado o estudo de caso para desenvolver o presente trabalho. O estudo de caso foi realizado com um grupo de crianças do ensino fundamental, em uma turma de quarta série, em uma escola estadual, no município de Gravataí. A análise busca evidenciar dinâmicas e estratégias de intervenção pedagógica que envolvem a cooperação e que buscam desenvolver o respeito entre os alunos em sala de aula, com base no referencial teórico elaborado. A análise também destaca efeitos favorecedores do processo de ensino e aprendizagem a partir da utilização dessas dinâmicas. Um dos efeitos observados foi a satisfação e o envolvimento do grupo de alunos no trabalho desenvolvido ao longo do semestre analisado. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License