As abordagem metodológica dos profissionais da EJA
dc.contributor.advisor | Souza, Gláucia Regina Raposo de | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Márcia Aparecida Duarte de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-05-24T01:48:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/71910 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia, intitulada AS ABORDAGENS METODOLÓGICAS DOS PROFISSIONAIS NA EJA, objetiva contribuir para a investigação das práticas pedagógicas utilizadas no ensino da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para isso, foram apresentados relatos do diário de classe, a fim de contextualizar o tema mencionado e de verificar sua adequação ao contexto dos alunos. Fez parte desta pesquisa uma escola da Rede Municipal de Ensino – RME – de São Leopoldo. Os estudos passaram pela história da EJA e a contribuição de Paulo Freire na educação popular. A partir da prática de estágio, foi possível desenvolver atividades de aquisição da escrita e da leitura, através de diferentes gêneros literários, possibilitando experiências inovadoras que almejam a uma nova qualidade em EJA, tendo como ponto fundamental o respeito à cultura dos sujeitos. Portanto, esse estudo contribuirá para um repensar do educador que atua nas classes da EJA, fazendo-o refletir sobre sua prática pedagógica, para que ajude na formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | As abordagem metodológica dos profissionais da EJA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000880055 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)