Contribuição da informática na aprendizagem de alunos de uma turma de 3º ano durante o projeto meio ambiente
dc.contributor.advisor | Real, Luciane Magalhães Corte | pt_BR |
dc.contributor.author | Porto, Rosana Gomes da Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-05-24T01:48:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/71903 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo apresentar o modo como a informática contribuiu na aprendizagem de uma turma de 3º ano durante o projeto Meio Ambiente. Também demonstrar que o uso das tecnologias pode auxiliar o desenvolvimento da aprendizagem e também que o ambiente informatizado tem um papel importante em parceria com a sala de aula. O TCC segue uma abordagem qualitativa onde foram levantadas as seguintes categorias no desenvolvimento das atividades: O LI como novidade e o LI como possibilidade de diferentes interações na sala de aula. A investigação visou buscar a reflexão sobre as possibilidades de novas estratégias que possam ajudar os alunos na sua aprendizagem, utilizando a tecnologia como meio de auxiliar este processo. A proposta do projeto baseia-se na linha pedagógica construtivista, que estimula a descoberta do conhecimento, criando possibilidades para o aluno participar ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos que envolvem pesquisa, interação, cooperação, investigação, autoria e registros. Minha prática pedagógica será norteada teoricamente por Piaget e Paulo Freire. Esse trabalho foi baseado em minha prática docente durante meu estágio curricular obrigatório, em que tive a oportunidade de verificar que as tecnologias podem proporcionar novas possibilidades de vivência e construção do conhecimento, sendo assim, essencial na educação. Percebi que os alunos passaram a valorizar o ambiente escolar, o trabalho cooperativo, a trocas de ideias, reconhecendo que o computador é uma ferramenta para aprender, estudar e não só para jogar, como faziam antes do meu estágio. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Segundo ciclo | pt_BR |
dc.title | Contribuição da informática na aprendizagem de alunos de uma turma de 3º ano durante o projeto meio ambiente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000880455 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
