O conhecimento informal e o processo de alfabetização
Fecha
2010Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo verificar como aproveitar o conhecimento informal no processo de alfabetização, buscando realizar uma análise dos diferentes saberes, entre eles o saber informal e o saber formal, na relação entre letramento e alfabetização e tentando compreender a forma como acontece e é construído o processo de alfabetização tanto dentro quanto fora dos espaços escolares. O desenvolvimento desse trabalho fundamenta-se nos teóricos como Freire, Soares, Piaget e outros que ...
O presente trabalho tem como objetivo verificar como aproveitar o conhecimento informal no processo de alfabetização, buscando realizar uma análise dos diferentes saberes, entre eles o saber informal e o saber formal, na relação entre letramento e alfabetização e tentando compreender a forma como acontece e é construído o processo de alfabetização tanto dentro quanto fora dos espaços escolares. O desenvolvimento desse trabalho fundamenta-se nos teóricos como Freire, Soares, Piaget e outros que compartilham ideias semelhantes. Para a realização dessa análise, contou-se com as reflexões sobre as práticas de estágio (curso de Pedagogia Modalidade a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) realizado com uma turma de primeiro ano das séries iniciais de nove anos, da rede de educação do município de Portão, no ano de 2010. A partir desse trabalho, tenho como algumas conclusões a ideia de que as práticas de sala de aula, necessitam estar embasadas teoricamente e mediatizadas entre a interação aluno/professor e os diferentes saberes tanto comunitários quanto os sistematizados. Sendo assim, é relevante buscar a autonomia intelectual a partir dos usos de escrita e leitura como função social de maneira crítica e autônoma. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (36369)Tesinas Pedagogía (1370)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License