O prazer de ler na sala de aula
View/ Open
Date
2010Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho apresenta reflexões sobre questões relacionadas à leitura e à prática docente em sala de aula. À luz da observação e do estudo da realidade escolar, busca relacionar conceitos trabalhados ao longo do curso de formação acadêmica com a prática de leitura na sala de aula, evidenciando de forma concreta a importância da aplicabilidade de enfoques literários significativos a partir dos quais educadores e educandos elaboram a leitura prazerosa. Procura, assim, apontar intervenções plaus ...
Este trabalho apresenta reflexões sobre questões relacionadas à leitura e à prática docente em sala de aula. À luz da observação e do estudo da realidade escolar, busca relacionar conceitos trabalhados ao longo do curso de formação acadêmica com a prática de leitura na sala de aula, evidenciando de forma concreta a importância da aplicabilidade de enfoques literários significativos a partir dos quais educadores e educandos elaboram a leitura prazerosa. Procura, assim, apontar intervenções plausíveis para aprendizagem das práticas leitoras a partir de ações pedagógicas conscientes. Os resultados obtidos evidenciam que família e escola precisam compartir a tarefa fundamental de proporcionar momentos de leitura às crianças para formar adultos leitores e escritores competentes. O presente estudo foi realizado em uma instituição municipal de ensino da rede pública, com uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental, tendo como foco central a abordagem da leitura e da escrita na sala de aula. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License