O bullying e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem
dc.contributor.advisor | Slomp, Paulo Francisco | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Fárida Dias da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-05-24T01:48:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/71881 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como finalidade abordar o conhecimento sobre o “BULLYING” e os seus possíveis reflexos em uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre. É importante ressaltar que o bullying pode ser observado em algumas agressões físicas ou morais entre alunos, podendo acarretar vários tipos de consequências importantes no aprendizado escolar, tanto para quem comete como para as vítimas. Muitas vezes, quando ocorre o bullying no ambiente escolar, os profissionais de educação ficam indiferentes, e foi essa inquietação que possibilitou a reflexão deste trabalho. Para tanto, convém observar que esta pesquisa tem uma abordagem de cunho qualitativa e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram realizados através de observações e da aplicação de entrevistas. A partir desta metodologia, buscou-se detectar a existência ou não, do bullying nesta instituição. Dentre as principais autoras que deram suporte para a realização desta pesquisa, encontram-se: Cléo Fante e Ana Beatriz Barbosa. Por fim, concluiu-se a importância do papel do professor e da escola para detectar comportamentos relacionados ao bullying, e coibi-los através de ações educativas que visem à convivência saudável e harmoniosa, reconhecendo e respeitando a diversidade existente. Neste sentido, é importante observar que tanto a escola quanto os pais são responsáveis pelas crianças, não podendo ser omissos sobre este aspecto. A prevenção ao bullying deve ser desenvolvida com a criação de programas em favor da criança e do adolescente. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | O bullying e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000880313 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License