Escola, música e cotidiano : novas formas de pensar
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho almeja uma reflexão sobre o contexto da música como proposta metodológica capaz de promover situações significativas na construção do conhecimento nas séries iniciais do ensino fundamental. Tem-se como objetivo principal buscar argumentos e justificativas para a prática pedagógica que utilize a música como recurso no desenvolvimento das capacidades e habilidades de expressão, comunicação, reflexão bem como no desenvolvimento global do aluno, fortalecendo a concepção de que trabalh ...
Este trabalho almeja uma reflexão sobre o contexto da música como proposta metodológica capaz de promover situações significativas na construção do conhecimento nas séries iniciais do ensino fundamental. Tem-se como objetivo principal buscar argumentos e justificativas para a prática pedagógica que utilize a música como recurso no desenvolvimento das capacidades e habilidades de expressão, comunicação, reflexão bem como no desenvolvimento global do aluno, fortalecendo a concepção de que trabalhar com a música faz parte do universo escolar e, portanto, merece estudo e importância no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa recorre a fontes referenciais de consulta e investigações, fundamentando-se teoricamente em autores que propõem novas práticas para o ensino da música, entre eles, Vera Lúcia Bréscia, Teca Alencar Brito e Alicia Maria Loureiro. Para contribuir com o entendimento e desmistificar alguns conceitos sobre a função da música nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a pesquisa realizada se caracteriza como um estudo de caso, ou seja, uma pesquisa de natureza qualitativa. Apresentando-se em seus capítulos, uma breve retrospectiva da história da música, questões da música e sua relação com a educação e o uso da mesma como ferramenta na aprendizagem. Na totalidade do trabalho, busca-se a perspectiva de que educar é intencionalizar o crescimento intelectual e emocional fazendo uso de metodologias que facilitem a harmonia e a percepção através de propostas que desperte o interesse dos alunos. Assim no universo metodológico, a música, pode-se apresentar como um recurso promissor, capaz de contribuir pedagogicamente para ampliar e consolidar o conhecimento. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1360)
Este item está licenciado na Creative Commons License