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Avaliação do Conselho Escolar da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde - Panambi-RS
dc.contributor.advisor | Costa, Pedro de Almeida | pt_BR |
dc.contributor.author | Kettermann, Catia Regina Hempe | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-05-23T01:45:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/71850 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os Conselhos Escolares representam um espaço onde a democracia pode ser exercida através de canais de comunicação, espaços públicos abertos à população, onde esta pode, por meio de mecanismos de participação, deliberar sobre assuntos destinados a políticas públicas. O objetivo geral desta pesquisa voltou-se em verificar a participação do Conselho Escolar da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde, Panambi/RS. Os objetivos específicos consistiram em: Caracterizar o Conselho Escolar; Coletar dados referentes aos objetivos e participantes do Conselho Escolar; Citar desafios encontrados pelos participantes do Conselho; Verificar como é a relação do Conselho Escolar com a comunidade escolar e de que forma é realizada a participação do Conselho Escolar; Analisar as contribuições da participação do Conselho Escolar, com vistas à qualidade da educação. A pesquisa caracteriza-se como sendo qualitativa e utilizou o método do estudo de caso, combinado com pesquisa bibliográfica. A ferramenta metodológica questionário foi aplicada a todos os membros titulares que compõem o Conselho Escolar na Escola de Educação Básica Poncho Verde - Panambi/RS,. A partir das respostas dos conselheiros foi possível comparar e analisar as mesmas a luz da Lei da Gestão Democrática em relação à participação e as dificuldades deste colegiado. O Conselho Escolar na escola pesquisada já existe há dezenove anos e possui representatividade dos seguintes segmentos: pais, alunos, professores e funcionários, sendo que o gestor é membro nato no Conselho. O Conselho Escolar é uma forma democrática que a escola tem de resolver os problemas e as demandas que surgem no cotidiano escolar. O gestor não é mais aquela “figura” que tem a única voz para resolver as problemáticas que surgem no interior da escola, esse com a criação do Conselho Escolar, tem a Comunidade Escolar ao seu lado, para dividir as decisões em relação às várias demandas tais como: rematrícula, evasão escolar, problemas com aprendizagem na sala de aula, gastos e aplicação de verbas, entre outras demandas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino público | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.title | Avaliação do Conselho Escolar da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde - Panambi-RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000873309 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Municipal UAB | pt_BR |
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Ciencias Sociales Aplicadas (3537)