Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Raquel Engelmanpt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Marisa Walker dapt_BR
dc.date.accessioned2013-05-22T01:47:48Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71810pt_BR
dc.description.abstractComo forma de promover a educação pública de qualidade, mais ampla e completa, vem sendo utilizada a educação em tempo integral, que se caracteriza por maior permanência de crianças e adolescentes no ambiente escolar, com a possibilidade de melhorar a qualidade de ensino e ampliando uma formação cidadã. A educação integral compreende outros aspectos e, entre eles, uma formação que direciona o interesse de crianças e adolescentes para atividades relacionadas à arte, à cultura, aos esportes, ao meio ambiente, além de outras atividades. Com o objetivo geral de analisar esta modalidade de ensino, procedeu-se a pesquisa bibliográfica sobre o tema e sua aplicação na EMEF São José, do município de Três Passos - RS, e aplicação de questionários para professores, direção e coordenação pedagógica da escola, membros da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a pais de alunos. O objetivo foi conhecer a opinião dos diferentes grupos envolvidos, em relação a vários aspectos da referida modalidade, na escola estudada, e procurou-se identificar os benefícios e prejuízos que proporciona para os alunos e a comunidade. Após o levantamento e análise dos dados, constatou-se que a escola integral oferece benefícios, devido à diversidade do ensino, alimentação escolar, também, no turno inverso e diminuição de riscos de marginalização, por permanecerem mais tempo no ambiente escolar. Entretanto, ainda existem questões a serem solucionadas, como promover a participação da comunidade de forma mais ativa nas atividades e assuntos da escola, preparar os professores para o pleno exercício da educação integral e desenvolver propostas pedagógicas que atendam plenamente às necessidades da educação integral.pt_BR
dc.description.abstractIn order to promote quality public education, wider and complete, it has been used full-time education, which is characterized by a longer stay of children and adolescents in the school environment, with the possibility of improving the quality of teaching and promoting a more civic education. Full-time education includes other aspects, among them, a formation that directs the interest of children and teens for activities related to art, culture, sports, environment and others. With the main objective of analysing this kind of education, it was realized the reading on the subject literature and its application in the EMEF São José, in the city of Três Passos - RS, and the application of questionnaires for the teachers, direction and teaching coordination of the school, for the members of the City Department of Education and Culture and for students´ parents. The objective was to know the opinion of different groups involved, in relation to many aspects of this kind of education, in the school, and tried to identify the benefits and losses for students and the community. After surveying and analyzing data, it was found that the full-time school provides benefits, because of the diversity of teaching, school feeding, also, in the opposite turn and decreasing in the risk of marginalization by staying longer in the school environment. However, there are still things to be solved, such as to promote the active participation of the community in the activities and issues of school, also to prepare the teachers for the full-time education and to develop educational proposals that fully meet the needs of full-education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectFull-time educationen
dc.subjectViabilityen
dc.titleO sistema integral de educação em escola pública de ensino fundamental no município de Três Passos - RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000874091pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Municipal UABpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples