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dc.contributor.advisorGerling, Cristina Maria Pavan Capparellipt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Stefanie Grace Azevedo dept_BR
dc.date.accessioned2013-05-22T01:47:41Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71790pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho discutimos três estudos de caso com o objetivo de investigar empiricamente a modelagem como ferramenta de estudo no desenvolvimento musical e pianístico de alunos do Bacharelado em Instrumento/Piano da UFRGS. Durante a pesquisa, cada um dos três participantes foi instruído a ouvir atentamente uma gravação de pianista de renome internacional como modelo a ser seguido. Na etapa da coleta de dados, os participantes realizaram três gravações de dois trechos contrastantes de uma obra do seu repertório e gravaram cinco entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados baseou-se nos relatos sobre as preocupações referentes aos trechos escolhidos, nas reflexões sobre os efeitos da modelagem, na observação das características de suas interpretações após a modelagem e na análise do andamento e da condução do tempo musical. Para isso, utilizamos o software Sonic Visualiser. A análise de dados juntamente com o conjunto de entrevistas individuais comprovam nossa hipótese de que a modelagem incrementa e amplia os recursos expressivos dos participantes, incentiva a autonomia e individualidade de suas interpretações e potencializa a audição crítica e a reflexão sobre processos de estudo.pt_BR
dc.description.abstractThis research presents three case studies aiming at empirically investigating modeling as a learning tool for the musical and pianistic development of undergraduate students. Each one of the three students was instructed to critically listen to the recording of a famous pianist as a model to be followed. Data collection combined three recording sessions of two contrasting excerpts already in the students repertoire and five semi- structured interviews. The analysis of the resulting data was based on individual reports concerning the selected musical segments as well as their reflection on learning processes in relation to the model, observations of interpretive characteristics after the modeling and analysis of timing and choices of musical tempo. The chosen software was Sonic Visualiser. Data analysis in combination with the sets of individual interviews confirmed our initial hypothesis that modeling increases and widens the their interpretations, potentiates critical listening and promotes reflection on learning processes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectModelingen
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectPráticas interpretativas (Música)pt_BR
dc.subjectPiano practicesen
dc.subjectPrática instrumentalpt_BR
dc.subjectLearning processesen
dc.subjectCritical listeningen
dc.subjectPiano : Estudopt_BR
dc.subjectPerformance musical : Pianopt_BR
dc.subjectEscutapt_BR
dc.titleModelagem como estratégia para o desenvolvimento de recursos expressivos na performance pianistica : três estudos de casospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000879783pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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