Era uma vez : a história da concepção do título associado à obra de arte
View/ Open
Date
2013Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O trabalho tem como objeto de estudo a pesquisa sobre a associação entre obra e título nas artes visuais e foi desenvolvido a partir de dois caminhos convergentes. Inicialmente foi realizado o estudo e a categorização dos títulos ao longo da História da Arte e suas mudanças até a Arte Contemporânea na esfera teórica. Neste ponto, se estabelece uma reflexão sobre o sentido de termos de titular livros, peças, filmes e obras de arte e de que maneira o espectador assimila a mensagem adicionada pelo ...
O trabalho tem como objeto de estudo a pesquisa sobre a associação entre obra e título nas artes visuais e foi desenvolvido a partir de dois caminhos convergentes. Inicialmente foi realizado o estudo e a categorização dos títulos ao longo da História da Arte e suas mudanças até a Arte Contemporânea na esfera teórica. Neste ponto, se estabelece uma reflexão sobre o sentido de termos de titular livros, peças, filmes e obras de arte e de que maneira o espectador assimila a mensagem adicionada pelo artista através do título. A pesquisa deteve-se a analisar o que prevalece em nossa percepção, se a obra ou seu título, e de que modo esta associação acontece diante do espectador. O segundo caminho foi a realização de uma proposição artística prática que auxiliou numa maior proximidade com o objeto de estudo. Esta atividade se consiste de um “telefone sem fio” de imagens em que participaram artistas convidados. A própria autora produz a primeira imagem, que serve como modelo para o participante seguinte, que, além de ter de realizar um trabalho tendo o inicial como modelo, tem ainda de titular a imagem usada como inspiração, e assim sucessivamente. Tais métodos contribuíram, cada um com suas especificidades, para um maior entendimento do objeto de estudo, que teve como referenciais teóricos principais os conceitos de Jorge Larrosa e John Berger acerca do tema. Através deste trabalho, realiza-se uma reflexão acerca deste assunto, concluindo que os títulos são uma maneira encontrada pelo artista para complementar, através de palavras, sua ideia de criação, de modo a facilitar a assimilação da obra pelo público, não servindo apenas como mera descrição do elemento visual representado. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em pedagogia da arte.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License